Offside
Subscrever ao BIP
 
News
 

INESC TEC é nova designação do Laboratório Associado

Enfoque na internacionalização foi motivação para a mudança

O INESC Porto adotou recentemente uma nova designação para identificar o Laboratório Associado. Suscitada por uma atividade cada vez mais internacional e pelo crescimento decorrente da entrada de novas Unidades Associadas, a designação INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) é o reconhecimento da continuação de um caminho de excelência. Inicia-se assim a adoção de uma nova imagem corporativa, mas mantêm-se os valores sempre promovidos pelo INESC Porto: desenvolvimento de ciência de excelência com relevância social e potencial impacto económico. O Laboratório Associado do INESC Porto entra assim na fase adulta.

De INESC Porto LA para INESC TEC

O INESC Porto adotou recentemente uma nova designação que passará, a partir de agora, a identificar o Laboratório Associado. INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) é a designação escolhida pela Direção do INESC Porto, em concordância com os seus Associados e as instituições do universo INESC. Esta alteração surgiu na sequência de um pedido submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em maio do ano corrente e que foi entretanto aceite.

Especial 1 Especial 2

Com esta nova designação, surge uma nova solução gráfica que pretende manter alguma continuidade com o passado, capitalizando o prestígio acumulado durante anos pelo INESC Porto. Acima de tudo, o novo nome INESC TEC pretende relevar a afirmação e o reconhecimento de uma intervenção cada vez mais internacional, ao mesmo tempo que se aumenta a associação entre o nome do Laboratório Associado e as suas áreas de atividade.

Questionado sobre os benefícios desta mudança, José Manuel Mendonça, Presidente do INESC Porto, afirma que “podemos tirar várias vantagens da mudança do nome do Laboratório Associado, desde logo na promoção da nossa imagem a nível internacional”. De facto, “a partir de agora, deixamos de nos afirmar numa dimensão regional ou nacional, e colocamos em cima da mesa uma clara dimensão de internacionalização”, explica.

Especial 3

Crescimento e internacionalização motivam alteração

A nova designação do Laboratório Associado veio responder à evolução de um modelo organizativo que se tornou cada vez mais plural, já que agrega não só as competências das Unidades nucleares do INESC Porto, mas também as das denominadas Unidades Associadas: Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) e Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER), bem como de um Parceiro Privilegiado, o Laboratório de Software Confiável (HASLab), da Universidade do Minho. A mudança organizacional tem como objetivo garantir à instituiçãoflexibilidade e agilidade apesar do aumento de dimensão, oferecendo um elo de identidade para todos os investigadores, independentemente da Unidade ou instituição de origem, num universo que agrega já cerca de 600 investigadores, 200 dos quais doutorados.

E porque esta é também a primeira vez que o INESC Porto agrega um grupo não sediado na cidade do Porto (HasLab, da Universidade do Minho), optou-se por uma designação que projeta a atividade da instituição – ciência e tecnologia – e não se confina numa localização geográfica. Finalmente, o nome INESC TEC projeta também uma intervenção cada vez mais internacional.

Especial 4 quadro especial

Para José Manuel Mendonça, “o INESC Porto participa há muitos anos em projetos internacionais, tem importantes parcerias e uma experiência diversificada na prestação de serviços de Investigação e Desenvolvimento (I&D), não só na Europa, mas também nos Estados Unidos e no Brasil. Esta é uma vertente de atuação cada vez mais importante e é uma via que queremos reforçar e que está na base desta mudança”, esclarece.

Um esforço conjunto

A nova designação INESC TEC pede a adoção de uma nova imagem corporativa associada ao nome. Optou-se por conceber uma solução gráfica que demonstrasse e esclarecesse a relação entre o INESC Porto e o INESC TEC. Deste modo, o logótipo passa a incluir a designação “INESC TEC, coordenado por INESC Porto” e será aplicado nos diversos suportes de comunicação on-line e impressos.

O princípio geral de identificação passa a ser INESC TEC (ou investigador do INESC TEC), Unidade do INESC TEC ou projeto do INESC TEC, designação que é totalmente correta já que o INESC TEC é o Laboratório Associado.

Especial 6 Especial 7

É então altura de um esforço e compromisso de todos face ao novo nome. Os investigadores do INESC TEC devem privilegiar esta designação sempre que possível, reservando-se a designação INESC Porto para a instituição legalmente constituída. Nestes casos, a designação deverá ser acompanhada do complemento "entidade coordenadora do INESC TEC" ou "coordenador do INESC TEC".

Afirmação de um caminho de excelência

Este passo é mais um sinal de segurança e maturidade. Este é um marco relevante da história do Laboratório Associado, tal como foi a passagem do nome INESC Norte para INESC Porto; é um sinal de constante evolução e de capacidade de renovação; é prova de uma pluralidade assumida e consagrada; é o afirmar de uma procura permanente de inovação e competitividade.

Especial 8 Especial 9

O nome INESC TEC não é um corte com o passado, mas sim a continuação de um caminho de excelência e de uma atividade cada vez mais internacional, mantendo-se os valores que até agora se têm vindo a promover.

Em jeito de conclusão, o Presidente do INESC Porto afirma que “a designação INESC Tecnologia e Ciência ajuda este processo de crescimento e internacionalização". Para José Manuel Mendonça, "trata-se de promover uma estratégia ambiciosa de uma instituição de referência do Porto que abraça projetos que, para serem úteis ao país, não se podem confinar aos limites da cidade".