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INESC TEC e APDL celebram 20 anos de parceria

Duas décadas de contratos sucessivos oficializadas no Business2Sea no Dia do Mar

O INESC TEC e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA) assinaram, no dia 16 de novembro, uma adenda ao seu protocolo de colaboração no âmbito do Business2Sea, anteriormente designado Fórum do Mar, e que este ano rumou à Alfândega do Porto. As duas instituições celebram assim duas décadas de uma relação que tem vindo a contribuir ativamente, desde a sua génese, não só para a competitividade da atividade portuária, mas também para a competitividade da economia portuguesa, particularmente do território servido pela APDL.

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Celebrando a tradição marítima portuguesa

Portugal é um país com uma longa tradição marítima e considera-se que o mar é ainda um setor-chave para a economia nacional. No entanto, a expansão marítima faz-se agora de outra forma: para trás ficam as naus; agora exploram-se os oceanos com robôs e sensores. Num evento que promove a divulgação de projetos, estudos e conhecimento ligado ao mar através de conferências temáticas, encontros de negócios e apresentação de tecnologias ligadas ao mar, fomentando as relações entre poderes públicos, empresas, universidades e centros de I&D e associações, nacionais e estrangeiras, de 16 a 18 de novembro, o INESC TEC partilhou o “palco” com a APDL para celebrar duas décadas de trabalho conjunto e de inovação na área portuária.

É uma relação duradoura e, acima de tudo, frutífera. Prova disso são os projetos em que as duas entidades têm trabalhado conjuntamente, e divididos no stand da APDL de acordo com seis temas, ou “Seis Marés de Inovação”: Nó Porto, Logística, Internacionalização, Mar, Vias Fluviais e Extended Gateways.

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A criação da empresa MITMYNID surgiu no contexto do projeto WIDERMOS. A equipa associada ao projeto sentiu que existia mercado para serviços eletrónicos logísticos globais e desenvolveu um produto intitulado Logistics Single Window (LSW), criando um marketplace de plataformas de negócio logístico interoperáveis, para a produção de serviços colaborativos logísticos porta a porta. A empresa, lançada no início de 2016,  apresentou no Business2Sea o seu produto LSW e é liderada por ex-colaboradores do CSIG, nomeadamente Rui Barros, Marco Amaro, Paulo Melo e Alexandre Carvalho.

Para António Gaspar, coordenador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, “a APDL, ao longo dos anos, tem-se posicionado como o catalisador e vértice de um ecossistema de inovação, envolvendo os seus parceiros empresariais e entidades do sistema científico e tecnológico. Este ecossistema tem amadurecido, conduzindo ao desenvolvimento de vários produtos, como o 3PORT e à criação de empresas, como a MITMYNID [ver caixa destacada], demonstrando como é possível, através da inovação, criar valor para o negócio portuário e para o território circundante, mas também para a economia de uma forma geral, fomentando a exportação de soluções nacionais.”

Na sequência dos resultados obtidos no âmbito desta colaboração, surgiu a necessidade de apoiar a internacionalização dos resultados, sendo este o principal foco da adenda ao protocolo de colaboração.

A cerimónia da assinatura contou com a ratificação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

  

Benefícios para a Economia portuguesa

O Business2Sea arrancou no dia 16 de novembro, pelas 9h30, com uma Sessão de Abertura e uma Sessão Comemorativa do Dia Nacional do Mar, presididas pela Ministra do Mar, que destacou a “necessidade absoluta de manter o Porto de Leixões como um dos principais portos do País e reforçar a sua capacidade de se impor a nível internacional, porque ao aumentar a sua capacidade, cada porto está a aumentar também a capacidade do País e do sistema logístico nacional”.

Reconhecendo esta importância que o Norte tem na Economia do Mar e a sua contribuição para a economia portuguesa, este ano o INESC TEC, a APDL e o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) juntaram esforços num stand onde se destacaram as mais diversas tecnologias com aplicação ao mar, assim como projetos desenvolvidos em conjunto.

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Mais concretamente, o INESC TEC teve em evidência cinco projetos com provas dadas ao nível da inovação e contributos para a chamada Economia do Mar: o 3Port (uma ferramenta que permite gerir várias das necessidades e dos processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também interagir com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto), o TURTLE (a primeira plataforma robótica submarina de águas profundas em Portugal), o MARES (uma plataforma que permite controlar qualidade da água e monitorizar estruturas), o JANUS (uma caixa utilizada para comunicações terra-mar) e o BYRD (um drone para inspeção de infraestruturas elétricas terrestres e marítimas).

Projetos INESC TEC permitem maior presença no mar

Mas não foi só na mostra de tecnologias e casos de sucesso que o INESC TE esteve representado no Business2Sea. O INESC TEC teve ainda a seu cargo a organização de três conferências relacionadas com projetos desenvolvidos por investigadores da instituição.

  

A conferência científica do projeto STRONGMAR, organizada pelo Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, tinha como título “A Sea of Science” e como objetivo discutir vários aspetos científicos e tecnológicos relacionados com o mar profundo. Para isso contou com intervenções de diversos especialistas do Reino Unido e de Portugal, incluindo os especialistas do INESC TEC, Pedro Jorge, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, e Eduardo Silva, coordenador do CRAS. O projeto STRONGMAR é liderado pelo INESC TEC, tem como objetivo capacitar investigadores nas áreas das ciências e tecnologias do mar, e conta com a colaboração de parceiros estrangeiros de topo.

STRONGMAR   BLUECOM+

Relevo ainda para a conferência “Transferência de Energia Sem Fios e Comunicações de Banda Larga no Mar”, com organização INESC TEC, IPMA e MARLO, onde se destacaram os projetos EEA Grants BLUECOM+ e ENDURE. Enquanto o BLUECOM+ tem como principal objetivo ligar humanos e sistemas em zonas remotas do oceano usando comunicações de banda larga a baixo custo, no ENDURE pretende-se desenvolver uma estação de acostagem (docking station) subaquática para veículos autónomos subaquáticos (AUVs) de forma a permitir a presença em localizações oceânicas remotas por longos períodos de tempo.

  

Finalmente, a última conferência, intitulada “Seis Marés de Inovação”, contou com a organização da APDL, CIIMAR, INESC TEC e Porto Business School. Nesta conferência foram apresentadas seis dinâmicas de inovação desenvolvidas pela APDL nos últimos anos, endereçando o nó porto, as vias fluviais, as plataformas logísticas de segunda linha (extended gateways), as redes de serviços logísticos, o mar e a internacionalização. Na realidade tratou-se de aprofundar a temática do pavilhão da APDL, que tinha a mesma estrutura, sendo possível conhecer mais em detalhe um conjunto de projetos, nomeadamente vários projetos desenvolvidos conjuntamente com o INESC TEC, como: 3PORT (gestão portuária), Douro’s Inland Waterway 2020 (infraestruturas eletrónicas de suporte à navegabilidade do Douro), MIELE e WIDERMOS (serviços eletrónicos para logística portuária intermodal).

O investigador do INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo a esta instituição.