Offside
Subscrever o BIP
 
News
 

Aplicação GimmeDaBlues vence Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011

A aplicação musical GimmeDaBlues, desenvolvida por uma equipa de investigadores do INESC TEC, na sua maioria com estreita ligação à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou o primeiro lugar na categoria “Conteúdos e Aplicações Multimédia” do Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011. A cerimónia de entrega do Prémio decorreu no dia 31 janeiro na Fundação Champalimaud em Lisboa.

Criado para dispositivos iOS (iPod, iPhone, iPad), o GimmeDaBlues permite aos seus utilizadores criarem Blues em vários estilos e em tempo real, para um quarteto de Jazz composto por piano, trompete, contrabaixo e bateria.

Esta aplicação estabelece um novo paradigma no âmbito das aplicações musicais para smartphones, uma vez que, contrariamente ao que é habitual, não se comporta como um instrumento musical virtual tradicional (e.g. bateria, piano, guitarra) quando executado. Com o GimmeDaBlues o utilizador “toca” num quarteto de Jazz com graus diferentes de controlo sobre os seus instrumentos. O resultado final soa sempre bem, independentemente do talento musical do utilizador ou dos seus conhecimentos musicais.

O GimmeDaBlues implementa assim uma camada intermédia inteligente entre o utilizador e o resultado das suas ações, o que faz com que estas tenham sempre uma consequência musicalmente viável e idiomática dentro do estilo de Blues. O utilizador pode então controlar o ritmo e o perfil melódico e harmónico da geração musical, ficando os aspetos mais idiomáticos e cruciais da geração musical (tais como a combinação apropriada de notas) a cargo do programa.

Gimmedablues Carlos Guedes

A equipa que desenvolveu esta aplicação é constituída por Rui Dias (docente na ESART-IPCB, investigador no INESC TEC), Carlos Guedes (docente na FEUP e ESMAE, investigador no INESC TEC), George Sioros (investigador no INESC TEC), Telmo Marques (docente na ESMAE, investigador no INESC TEC e no CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) e Gilberto Bernardes (docente na ESMAE, investigador no INESC TEC). De referir que Rui Dias, George Sioros, e Gilberto Bernardes são doutorandos do Programa Doutoral em Media Digitais da FEUP/Programa UT Austin | Portugal, e que Telmo Marques desenvolve o seu doutoramento no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, especialização em Computer Music, da Universidade Católica Portuguesa.

Com design GUI de Clara Morão e Programação IOS de Amaury Hazan, esta aplicação pode ser usada essencialmente de duas formas: como um instrumento de puro entretenimento (ver vídeo); ou como uma ferramenta para fazer “comping” (acompanhamento) de um solista em Blues, permitindo uma interação bastante intensa entre o utilizador e o solista (ver vídeo).

O Prémio ZON Criatividade em Multimédia é uma iniciativa da ZON, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), que tem como principais objetivos incentivar a promoção e o desenvolvimento da indústria multimédia e audiovisual em Portugal e aprofundar a investigação em conteúdos digitais e audiovisuais. Trata-se de um dos maiores Prémios monetários nacionais atribuídos em concursos multidisciplinares, atingindo o valor global de 200 mil euros, distribuído por três categorias: Conteúdos e Aplicações Multimédia, Animação Digital e Curtas-Metragens. O Prémio inclui ainda Bolsas de Estudo nos Estados Unidos.

Mais informações aqui