INESC TEC desenvolve sistema de vigilância cardiovascular
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC deu recentemente início ao projeto SIVIC – Sistema Portátil Integrado de Vigilância Cardiovascular – que tem por objetivo desenvolver um dispositivo vestível de vigilância coronária e cardíaca. Mais especificamente, este dispositivo permitirá monitorizar o eletrocardiograma (ECG) e o estado de stent-grafts (endopróteses) após intervenções de reparação de aneurisma endovascular (EVAR).
Os principais resultados do projeto são, além do dispositivo têxtil vestível para captura de ECG, um conjunto de sensores de pressão (CSP) integrados no próprio stent-graft, e ainda um sistema eletrónico de leitura (por radiofrequência) dos sinais ECG e do CSP e envio da informação agregada para uma unidade externa de processamento de dados de uso médico.
Para além do INESC TEC, que ficará responsável pela unidade eletrónica de leitura e processamento dos sinais, o projeto conta ainda com a Universidade da Beira Interior, que irá desenvolver o suporte têxtil vestível e a Universidade do Minho que desenvolverá os sensores de pressão. A equipa do projeto conta ainda com a supervisão e apoio especializado de um cardiologista e membros técnicos do centro de cardiologia do Hospital da Cova da Beira e do Center for Silicon System Implementation da Carnegie Mellon University (CMU). Do lado do INESC TEC, o projeto é liderado por José Machado da Silva da UTM, e contará ainda com Cristina Oliveira da mesma Unidade e dois investigadores a contratar. O SIVIC é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).