Offside
Subscrever o BIP
 
News
 

INESC TEC encerra projeto inovador na área da música

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC encerrou recentemente o projeto Kinetic, que teve por objetivo desenvolver algoritmos de geração musical controlados por interfaces gestuais.

No âmbito do projeto, a equipa de investigação concebeu e implementou uma caixa de ferramentas modular que permite criar música em tempo real. Altamente flexível, esta ferramenta pode ser usada tanto por músicos experientes, como por amadores ou mesmo pessoas com deficiências, crianças e idosos. É aqui que reside a maior inovação deste projeto.

E as aplicações são variadas: o sistema pode ser usado em jogos de sons, na criação de música interativa e estimulação cognitiva e sonora. Para isso, a ferramenta usa uma interface baseada em gestos/controladores Kinetic que garante ao utilizador uma forma bastante intuitiva de controlar e interagir com música já que lhe permite criar música através dos seus movimentos corporais.

Desenvolvido em conjunto por investigadores do INESC TEC, incluindo Carlos Guedes da UTM, coordenador do projeto, e Fabien Gouyon da mesma Unidade, e da Universidade de Texas em Austin (Estados Unidos da América), o Kinetic contou ainda com a parceria da empresa portuguesa YDreams e está integrado no programa “Digitópia” da Casa da Música, outro dos parceiros do projeto.

É ainda de destacar que a aplicação GimmeDaBlues, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Conteúdos e Aplicações Multimédia” do Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011, foi desenvolvida no âmbito do projeto Kinetic.