Offside
Subscrever o BIP
 
Tecnologia & Ciência
Prémios & Distinções
Eventos & Visitas
 

INESC TEC apresenta resultados preliminares do projeto COORDSEM

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC organizou nas suas instalações, durante os dias 3 e 7 de junho, um encontro técnico-científico do projeto COORDSEM – Metodologia Eficiente para Coordenação Ótima de Relés de Sobrecorrente Direcionais em Sistemas Elétricos Malhados, onde o objetivo era apresentar resultados preliminares do projeto.

O COORDSEM, que teve início em 2011, é um projeto na área dos sistemas elétricos de potência que visa o desenvolvimento de uma metodologia baseada em técnicas inteligentes que permita coordenar automaticamente relés direcionais de sobrecorrente instalados em sistemas elétricos malhados, com diferentes possibilidades de configuração. A metodologia desenvolvida irá materializar-se num programa computacional que servirá como ferramenta a engenheiros de proteção de sistemas elétricos.

Na agenda do COORDSEM constaram diversas reuniões, com especial enfoque para a discussão sobre o cronograma do projeto, a interface gráfica, o problema de otimização e interação entre os diversos módulos. A reunião final permitiu resumir as atividades já realizadas e programar tarefas futuras. O próximo encontro está marcado para o mês de setembro no Brasil, e contará com a apresentação do primeiro protótipo da ferramenta computacional que está a ser desenvolvida.

Para além do INESC TEC, o grupo de trabalho conta com a Universidade de São Paulo de São Carlos no Brasil (USP/SC, coordenador do projeto) e a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), também do Brasil.

Do lado do INESC TEC, Jean Sumaili e Hélder Leite, investigadores da USE, foram os responsáveis pela organização do evento, que contou ainda com a participação de outros elementos da Unidade, designadamente Leonardo Bremermann, Miguel Gomes, Wagner Franchin e Mauro Rosa.

O projeto COORDSEM conta com financiamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por intermédio da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).