INESC P&D Brasil realiza Assembleia Geral
O INESC P&D Brasil (IB) realizou no mês de março a sua Assembleia Geral Ordinária, relativa ao exercício do ano de 2015. Estiveram presentes membros do Conselho Fiscal, assim como os associados individuais e coletivos do IB, a assessora jurídica Mautone, que acompanha o IB desde sua fundação, bem como a equipa de diretores e assessores da direção da Instituição Científica e Tecnológica (ICT) brasileira.
Na ordem do dia foram discutidos o relatório de atividades e contas do exercício de 2015, bem como o planeamento para 2016. No âmbito dos destaques das atividades foram citados a afirmação da estratégia de fixação e manutenção da equipa através de Bolsistas Jovem Talento (BJT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que ascendem à docência nas Universidades da Rede.
Durante a Assembleia Geral destacou-se também a consolidação do Modelo de Gestão de Pesquisa através do primeiro projeto elaborado em Rede com liderança oficial do IB; a prospeção de pequenos projetos para consolidação orçamental, dos processos de controlo e processos administrativos da equipa de apoio à diretoria do IB, assim como da prospeção de projetos nas regiões que abrangem a Rede INESC Brasil.
De salientar ainda a abertura de discussão sobre adesão de novos associados importantes na Rede INESC Brasil; a ampliação das relações internacionais envolvendo parceiros europeus, sul americanos e norte americanos; a prospeção de espaço físico para os Centros de Integração de Tecnologia do INESC P&D Brasil; a organização de workshops de divulgação do modelo de gestão de pesquisa do IB; e a fixação operacional da sede física do IB na cidade de Santos em São Paulo.
Outro assunto discutido relativo ao ano de 2015 foi uma forte interação com o Governo do Estado de Santa Catarina, por forma a promover uma política de inovação e a modernização tecnológica da atividade e gestão portuária. Esta interação permitiu a organização, para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), de um workshop temático sobre gestão portuária, com participação a internacional de representantes do INESC TEC e da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), em março, e a participação convidada do Presidente do IB num grande seminário sobre inovação organizado pela SDS.
A diretoria do IB finalizou a AGO com um sinal positivo, informando que o IB seguiu em crescendo e a consolidação acentuou-se em 2015, apesar de se manterem fortes elementos ainda de fragilidade que importa acautelar no futuro, nomeadamente a sustentabilidade financeira.