Projeto UPGRID já tem os 4 demonstradores de redes elétricas inteligentes a funcionar
Portugal, Espanha, Suécia e Polónia já terminaram a instalação dos quatro demonstradores de redes elétricas inteligentes do projeto UPGRID.
A instalação decorreu durante 2016 com o objetivo de fornecer o sistema elétrico com novos produtos e serviços para melhorar a gestão de redes de distribuição e aumentar o valor do serviço prestado ao cliente. Deste modo, vai ser possível fornecer uma resposta melhorada às necessidades do consumidor, tais como reduzir o tempo de restauração do fornecimento de energia, mostrar acesso a informação mais precisa e imediata ou aumentar a participação do consumidor no mercado.
Durante 2017 os dados vão ser recolhidos nas áreas de demonstração para ir ao encontro dos principais objetivos do projeto, tais como a definição de um modelo de negócio e de mercado, a monitorização e o impacto do projeto, e o envolvimento do consumidor final. Todas estas conclusões vão ser apresentadas no final de 2017, altura em que o projeto conclui.
Com base nos testes preliminares, a expectativa do consórcio do projeto UPGRID é a de encontrar resultados e impactos que suportem a conveniência e o benefício das soluções instaladas. Estas soluções vão permitir a implementação de funcionalidades avançadas em tecnologia já existente, de modo a integrar uma verdadeira rede inteligente.
Neste projeto, uma melhoria na monitorização e controlo da rede de baixa e alta tensão é esperada, como forma de antecipar desafios técnicos associados à integração de recursos energéticos distribuídos, tais como veículos elétricos, energia de base renovável, entre outros.
Fazem parte deste projeto o Centro de Sistemas de Energia (CPES), o Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) e o Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC.