Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ADIRA, pela voz de António Cardoso Pinto.

Fora de Série

"A ROBIS é uma Unidade muito jovem que reúne gente com muita garra, a começar pelos nossos coordenadores (...)", (José Carlos Alves, ROBIS)

A Vós a Razão

"This scope for collaboration is even more important with the current difficult climate, which requires close interaction of a number of players in the research landscape...", Stefan Petters (CISTER)

Asneira Livre

"Once upon a time there was a boy who was studying in a university in another city far from his family...", Hamid Hosseiny (UOSE)

Galeria do Insólito

Nesta edição do BIP o Insólito regressa à casa de banho!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadores INESC TEC adquirem competências no MIT e na CMU

São quatro os investigadores da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) e da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) que estão a desenvolver as suas teses de doutoramento no Massachusetts Institute of Technology (no âmbito do Programa MIT Portugal) e na Carnegie Mellon University (no âmbito do Programa CMU Portugal), dois em cada uma destas instituições.

Abílio Pacheco e Edgar Jimenez vão manter-se no MIT por um semestre. Com o tema de tese "Flexible design of forest fire management systems”, Abílio Pacheco está inserido na Divisão de Sistemas de Engenharia e tem como orientador João Claro (UITT), sendo acompanhado no MIT por Richard de Neufville. Já o trabalho de Edgar Jimenez incide sobre “Long-term strategies for airports: flexibility for sustainable development”. Os orientadores do estudante de doutoramento são Jorge Pinho de Sousa (UESP), João Claro e Richard de Neufville.

Já na CMU, Manuel Loureiro e Kristen Schell desenvolvem, durante dois anos, as teses sob orientação de João Claro e de Paul Fischbeck (Departamento de Engenharia e Políticas Públicas). A investigadora da UITT está a trabalhar num projeto para a modelação de sistemas de engenharia organizados em rede, com a rede energética dos Açores como caso de aplicação, denominado "Flexible network design under uncertainty for energy policy strategies in remote areas”. Por seu lado, Manuel Loureiro investiga “Modeling transmission networks as portfolios of real options”.

A experiência nestas duas instituições de referência é considerada pelos orientadores dos quatro estudantes como uma mais-valia, já que vem reforçar as competências de cada investigador, e essa valorização pessoal e profissional acabará por refletir-se no seu desempenho e contributos para a UITT e a UESP.