Tecnologias INESC TEC em destaque na EMAF 2012
O INESC TEC participou, entre os dias 21 e 24 de novembro, na 14ª edição da EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que decorreu na Exponor, no Porto. Nesta feira, o INESC TEC destacou a sua intervenção nas áreas da produção e logística, robótica e sistemas inteligentes, e optoelectrónica, num stand partilhado com o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) reforçando assim os laços existentes entre as instituições.
No certame, visitado por dezenas de profissionais da indústria, o destaque foi para o veículo automatizado SmartAGV – Smart Automated Guided Vehicle, que tem como objetivo o transporte de materiais em ambientes industriais, e o SMARTPAINT, resultante do projeto SIIARI e baseado numa patente da Universidade do Porto. O INESC TEC esteve representado por colaboradores da Unidade de Engenharia e Sistemas de Produção (UESP), a Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) e a Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE).
Na edição de 2012 da EMAF estiveram em evidência as componentes do empreendedorismo, I&D e inovação, e portanto, tratou-se de uma excelente oportunidade para concretizar oportunidades de negócio, trocar ideias e experiências. A participação neste tipo de iniciativas confere ainda ao INESC TEC uma forte ligação ao mercado, o que consolida o seu carácter híbrido e vocacionado simultaneamente para I&D, para a indústria e empresas.
Em discurso direto
- Paula Gomes (Área de Consultoria - Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção - UESP)
"A participação em eventos como a EMAF contribui para o reforço da notoriedade do INESC TEC junto da indústria e para o alargamento da sua rede de contactos."
- Filipe Magalhães (Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos –UOSE)
"Acho extremamente positivo que o INESC TEC se faça representar em eventos como a EMAF. No entanto, apesar de reconhecer que tal possa ser complicado, acho que deveriam ser conjugados esforços para a criação de um conjunto de demonstradores que permitissem, simultaneamente, atrair a atenção dos visitantes e apresentar as nossas competências. Talvez assim se conseguisse "conquistar" o visitante e então apresentar-lhe os detalhes das nossas actividades, que estavam enumerados nos flyers, por exemplo."