INESC TEC co-organiza conferência sobre criatividade, empreendedorismo e inovação
Académicos, profissionais e decisores políticos estiveram reunidos durante dois dias (30 e 31 de maio) na 2ª Conferência Internacional CAL4INO, organizada pelo INESC TEC, COTEC e projeto europeu CAL4INO, que teve lugar no Porto. Em sessões temáticas, apresentações académicas e empresariais, e mesas redondas discutiu-se o papel das atividades de aprendizagem criativa na promoção do empreendedorismo e da inovação.
O coordenador da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC, João Claro, abriu a conferência que teve como oradores principais o economista Till Leopold, o professor universitário Andy Penaluna, e o diretor do Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior Pedro Teixeira.
A intervenção de Till Leopold centrou-se na apresentação do Empretec, um programa de aprendizagem para o empreendedorismo em países em desenvolvimento, levado a cabo pela Organização das Nações Unidas, com base numa metodologia “learning by doing”. Já Pedro Teixeira abordou os desafios que as instituições de ensino superior, crescentemente massificadas, enfrentam em matéria de inovação. Andy Penaluna defendeu a reintrodução da aprendizagem criativa nos sistemas de ensino, uma vez que inovação e criatividade estão intimamente relacionadas.
Além dos oradores principais, várias outras entidades e participantes trocaram experiências e expuseram casos de estudo nas áreas da inovação, empreendedorismo e criatividade.
A conferência foi realizada no âmbito do projeto financiado pela União Europeia CAL4INO, que se propõe investigar o papel das atividades criativas no fomento da inovação. O CAL4INO utiliza como quadro de referência o conceito de que são as pessoas em equipa, e não os "génios solitários", que desenvolvem inovações significativas, combinando design, tecnologia e negócios através de atividades criativas que sintetizam diversas perspetivas, experiências e competências.