UTM com novos projectos QREN
Foram recentemente aprovados quatro novos projectos de investigação e desenvolvimento submetidos em parceria pela UTM ao programa QREN SI I&DT.
O primeiro projecto, denominado "ReCoop: Redes Cooperativas", está inserido na área Internet Architectures and Networking (IAN) da UTM, e será efectuado em cooperação com a empresa Nonius Software Lda. O projecto tem uma duração de 3 anos e um valor total de aproximadamente 700 mil euros, estando o valor do INESC Porto orçamentado em 200 mil euros. O tema central do projecto diz respeito à gestão de mobilidade, encaminhamento e sistemas de localização sem fios, estando previsto o desenvolvimento de um novo produto para a Nonius em parceria com a UTM.
O segundo projecto, "Semantic Pacs", que se encontra inserido na área de Multimédia, foi submetido em parceria com a empresa Emílio Azevedo Campos e a FEUP, e visa o desenvolvimento de um módulo de software para sistemas PACS (Picture Archiving Communication Systems) utilizados na área da medicina. O objectivo é auxiliar o diagnóstico, permitindo a automatização da descrição e pesquisa semântica de imagens de exames clínicos. O orçamento da UTM em conjunto com a FEUP tem um valor aproximado de 185 mil euros.
Foi também aprovado o projecto AHRS - Attitude-Heading Reference System (Sistema Inercial de Orientação) que prevê o desenvolvimento e implementação de um sistema informático baseado em tecnologia FPGA (Field Programmable Gate Array), que será apresentado como solução conjunta de hardware e software. O objectivo é desenvolver, criar e avaliar um protótipo industrial de um Sistema Inercial de Orientação com base num acelerómetro de tecnologia MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) de alta resolução e alcance. Este projecto tem como parceiro industrial a empresa Spin.Works.
O quarto projecto tem a denominação "Palco 3.0" e foi já noticiado na edição do BIP do mês passado.