Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Odette International, pela voz de Jörg Walther.

Fora de Série

"Este é de facto um Prémio muito importante para mim. (...) faz-me sentir mais confiante e perceber que tenho muitos desafios pela frente." Paula Faria

A Vós a Razão

"Os direitos de autor também permitem a criação de vantagens competitivas com diferentes graus de diferenciação, muitas vezes em conjugação com modelos de negócio específicos e que permitem essa exploração.", Catarina Maia (SAL)

Asneira Livre

"Entre as muitas histórias vividas no âmbito do projeto, uma das mais engraçadas pelas quais passei, foi na primeira saída de campo até à escombreira em São Pedro da Cova, Gondomar, em que me deparo com um belo cavalo a meio do caminho que faz a ligação até à escombreira...", Duarte Viveiros (UOSE).

Galeria do Insólito

O que têm em comum António Salazar, Marcelo Caetano e Carlos Mão de Ferro?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Asneira Livre

Afinal, aprender ainda é livre…

Por Duarte Viveiros*

Todos os dias aprendemos, só que com as limitações que nos são impostas por vezes é necessário recolher energias nas experiências vividas pelos nossos antecedentes e adquirir motivação e competências para melhorar e ultrapassar as dificuldades impostas.

A competitividade que existe nos dias de hoje permite que nos superemos e lutemos com mais valor pelos nossos sonhos. É desta forma que aproveito para lembrar este mês especial, em que se comemora o 40.º aniversário do “Dia da Liberdade”.

Com o intuito de aprender e realizar o sonho de um dia ser Engenheiro concorri ao ensino superior, onde acabei por ingressar na Universidade da Madeira. Foi nesta universidade que terminei a licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e posteriormente o mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Redes de Energia.

A minha ligação com o INESC TEC começou em fevereiro de 2013, altura em que cheguei ao Porto para realizar a tese de mestrado na Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) com o tema “Sistema Sensor em Fibra Ótica para Deteção de Gás”. O facto de pertencer à UOSE possibilita experiências engraçadas porque é uma unidade constituída na sua maioria por físicos, diga-se de passagem com muito boa disposição e onde aprender é, de facto, divertido.

Neste momento estou a trabalhar no projeto europeu ECOAL – MGT (Ecological Management of Coal Waste Piles in Combustion) que tem por base a instalação de sensores de fibras óticas em escombreiras em autocombustão para monitorizar à distância os cenários evolutivos associados ao processo de combustão; estas escombreiras resultam da acumulação dos resíduos da exploração de carvão.

O conjunto de parceiros de diversas áreas e culturas associados a este projeto tem contribuído para a minha evolução quer a nível profissional, quer pessoal, algo que me deixa muito satisfeito porque permite aprender fora da minha área base de formação. Como sou madeirense e sendo a ilha da Madeira de origem vulcânica, o facto de o Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) ser um dos parceiros do projeto com quem mais interajo tem permitido olhar para o mundo da geologia de uma outra perspetiva, dando mais encanto aos regressos a casa.

Entre as muitas histórias vividas no âmbito do projeto, uma das mais engraçadas pelas quais passei foi na primeira saída de campo até à escombreira em São Pedro da Cova, Gondomar, em que me deparo com um belo cavalo a meio do caminho que faz a ligação até à escombreira,…na altura só pensei e agora…, bem mas o que se passou a seguir e o que aprendi conto noutra altura.

Para terminar quero agradecer ao SCOM o amável convite para participar nesta edição do BIP, e referir que pertencer ao INESC TEC é sem dúvida um motivo de grande orgulho.

Lembrem-se que aprender ainda é livre, sendo necessário por vezes fazer umas asneiras, que neste caso é livre, só temos que aproveitar.

Saudações Inesquianas!

*Colaborador na Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE)