Fora de Série
A SÉRIE DOS FORA DE SÉRIE
Num universo de mais de 700 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determina uma mudança de política editorial: partir de dezembro de 2013, o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!).
Adicionalmente, tendo por base critérios de oportunidade noticiosa, será desenvolvida uma entrevista a um dos nomeados.
ESTE MÊS FALAMOS COM... PAULA FARIA (CF)
1. Prestes a comemorar um quarto de século ao serviço do INESC TEC, a Paula é nomeada “Fora de Série”. O que significa para si esta distinção??
Estou contente por ter sido nomeada “Fora de Série”. É muito bom sentir o reconhecimento do nosso trabalho.
2. Recentemente, a Paula recebeu outro voto de confiança da Direção do INESC Porto (DIP) ao ser nomeada responsável pelo Serviço de Contabilidade e Finanças, no âmbito da reestruturação dos Serviços e Funções de Apoio do INESC TEC, no início de 2014. Quais são os principais desafios associados à função de responsável pelas finanças de uma instituição com a dimensão do INESC TEC??
Nos últimos anos a gestão financeira e fiscal do INESC PORTO não tem sido fácil… Alguns constrangimentos financeiros, o aumento da dimensão e da burocracia fiscal, são os principais desafios do dia a dia, mas tenho a sorte de ter uma equipa de trabalho fantástica e muito dedicada, que me apoia incondicionalmente.
3. Como surge a vontade de investir num projeto pessoal com a envergadura de um Doutoramento, dadas as elevadas responsabilidades que tem no INESC TEC ?
Foi tudo crescendo naturalmente, desde que entrei no INESC no Porto sempre estudei, completei a Licenciatura, fiz pós-graduações, Mestrado e agora estou a terminar o Doutoramento. Trabalhar no INESC TEC e ter possibilidade de participar em alguns fóruns é fascinante. Conviver com este grupo de investigadores é inspirador. Por isso, neste meu percurso foi apenas necessário observar e trabalhar para atingir o objetivo.
4. A Paula acabou de regressar do Brasil, onde foi distinguida com o “Best Overall Paper Award” na 17ª edição da Conferência - International Academy of Management and Business (IAMB). Sente-se orgulhosa por obter reconhecimento científico internacional mesmo antes de concluir o Doutoramento?
Este é de facto um Prémio muito importante para mim. Enquanto aluna de Doutoramento faz-me sentir mais confiante e perceber que tenho muitos desafios pela frente.
5. Quando conta concluir o seu Doutoramento? Pode explicar, sucintamente, qual o tema que se propôs a estudar?
Em breve conto concluir o doutoramento, pois a tese já está na mão dos orientadores para os últimos comentários. O tema é a compensação dos executivos nas empresas high-tech e a escolha do CEO entre performance e inovação enquanto agente com responsabilidade na gestão.
Será que o CEO está mais interessado em apresentar aos seus acionistas resultados de curto prazo ou apresentar resultados de longo prazo, sendo que este interesse entre performance e inovação pode ser assimétrico? É esta a discussão que está presente na minha tese.
6. Pedimos que comente a nomeação da Direção do INESC TEC, na pessoa do Presidente, José Manuel Mendonça, que esteve na base desta distinção.
A Paula Faria tem sido, ao longo de muitos anos, muito mais do que uma colaboradora leal e dedicada. Afirmou-se como um esteio da estabilidade, rigor e segurança financeira do INESC TEC, assumindo elevadas responsabilidades na instituição.
Já seria de relevar que a Paula acumulasse as funções de chefia de um serviço tão sensível como Contabilidade e Finanças com o investimento pessoal num projeto de Doutoramento. O prémio científico internacional que agora lhe foi atribuído vem agora reforçar, de forma inequívoca, o reconhecimento público dos seus méritos e encher de orgulho uma casa onde sempre foi apoiado o aperfeiçoamento pessoal e dado o espaço às pessoas para expressão do seu valor individual.
O Professor Mendonça, como responsável da área Financeira, a quem eu reporto regularmente o ponto de situação financeiro do INESC TEC, acompanhou todo o meu percurso desde o Mestrado até ao Doutoramento, percebeu as minhas angústias e sempre me deu o seu apoio.
Estou muito grata pelo apoio do Professor Mendonça, de toda a Direção do INESC Porto, da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) e em particular do Professor João Claro, por me integrar na sua equipa e no seu fórum de discussão tão importante para mim.