Manuel de Barros jubilado
Manuel António de Barros, professor catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e investigador do INESC Porto desde o início dos anos 80, proferiu no dia 8 de Abril a sua última lição no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.
Além desta aula simbólica, o acto de jubilação incluiu uma sessão de homenagem que contou com a presença de ilustres representantes académicos: Marques dos Santos (reitor da U.Porto), Baltazar Castro (presidente do Conselho Directivo da FCUP), Falcão Moreira (presidente do Conselho Científico da FCUP), e João Lopes dos Santos (presidente do Departamento de Física da FCUP).
A esta cerimónia, que encheu por completo o Salão Nobre da Reitoria, tantos foram os colegas, ex-alunos e amigos que quiseram prestar esta última homenagem a Manuel Barros, seguiu-se um jantar de homenagem nas Caves Taylor, em Vila Nova de Gaia.
A Direcção do INESC Porto associou-se a esta celebração da aposentação honrosa de Manuel Barros e manifestou uma profunda gratidão pela contribuição do professor para a criação da realidade INESC no Porto, nomeadamente nos seus tempos difíceis dos anos 80, tendo desde sempre partilhado com todos o seu conhecimento, diplomacia e perseverança.
CV Manuel Barros
O professor agora jubilado é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela U.Porto (1962) e doutorado pelo University College London (1972) onde trabalhou em Moduladores Electro-ópticos, para obtenção do grau de Doutor. Após o regresso, colaborou no lançamento de uma linha de trabalho em Comunicações Ópticas, que esteve posteriormente na origem do SIFO (Sistemas Integrados em Fibra Óptica), projecto emblemático do INESC Porto.
Entrou para Assistente da Faculdade de Ciências do Porto em 1963, onde é, desde Dezembro de 1979, professor catedrático, no grupo de Física. Foi ainda presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências (no ano de 1987) e gestor do Grupo de Física em 1991. É investigador do INESC Porto desde 1981 e director do Instituto Geofísico da Universidade do Porto desde 2000.
Entre aspas
José Luís Santos (UOSE) - "Uma sala especial cheia de pessoas da Universidade, do Porto Cidade e muito mais. Certamente porque o Professor Barros conseguiu ao longo da sua carreira angariar respeito e admiração das gerações de estudantes que com ele contactaram. Notavelmente, para além da sala cheia foi conseguido um ambiente em que as pessoas se sentiram bem e felizes, digamos que num estado de comunhão, potenciador de muita coisa boa. Também, por isso, obrigado Professor Manuel de Barros."
Manuel Matos (USE) – “A cerimónia de Jubilação do Prof. Manuel António Barros, para além de ter sido uma justa homenagem ao professor, investigador e mestre (no sentido mais nobre desta palavra), reflecte valores que não sei se queremos, ou conseguiremos, manter: será que realmente ainda queremos valorizar a dedicação a uma instituição? Ou preferimos promover que uma pessoa tem que estar preparada para ter 5 a 7 empregos durante a vida?”
Ireneu Dias (UOSE) – “A simplicidade rigorosa ao serviço da desmistificação da ciência e da sua divulgação.”
Luísa Mendonça (UOSE) – “A última aula do Professor Manuel de Barros mostrou a sua alma e a sua personalidade generosa e afável. Foi uma cerimónia maravilhosa para uma pessoa de igual valor!”
Diana Viegas (UOSE) – “A última aula do Prof. Barros representa exactamente as aulas que ele dava diariamente aos alunos. Aulas simples, muito acessíveis, leccionadas por um professor sempre dedicado, bem-disposto e preocupado com os alunos. Sempre achei piada que, quando alguém tinha uma dúvida sobre determinado tema, ele parava a aula e só a continuava depois de a dúvida ter sido totalmente esclarecida, o que por vezes só acontecia na aula seguinte. Acho que foi, sem dúvida, o reconhecimento de todos os anos de dedicação em prol da Educação.”