João Peças Lopes junta-se à Direcção do INESC Porto
Na eleição dos novos órgãos sociais do INESC Porto para o biénio 2009-2010, por decisão do Conselho Geral em reunião que teve lugar no dia 3 de Abril, o destaque vai para a recomposição da Direcção com a saída de Artur Pimenta Alves e a entrada de João Peças Lopes, que ocupava até então a função de coordenador da Unidade de Sistemas de Energia no INESC Porto.
O Conselho Geral justificou esta decisão com o objectivo de assegurar a estabilidade da equipa directiva, considerada fundamental numa altura em que a Universidade do Porto inicia um período de transformação do seu modelo organizacional e de governação, mas introduzindo a necessária renovação geracional, aliás sob pedido expresso de Artur Pimenta Alves.
A nova Direcção mostrou-se bastante agradada pelo facto de Artur Pimenta Alves ter acedido a manter-se ligado à instituição em funções compatíveis com o elevado estatuto que adquiriu, embora sem as responsabilidades executivas associadas às funções directivas e de gestão, e saúda João Peças Lopes, cujo reconhecimento pelo valioso trabalho já desenvolvido no INESC Porto é considerado inquestionável, no momento do início das suas novas funções.
Convidado a apresentar a sua visão sobre o futuro do INESC Porto, João Peças Lopes não tem dúvidas. "Deve continuar a desenvolver actividades de I&D que conduzam à excelência, procurando simultaneamente o aumento da contratualização de projectos com a indústria por forma a permitir aumentar a autonomia e a sustentabilidade económica e financeira da instituição". Para o novo director, a colaboração com a indústria deve passar também pelo desenvolvimento de projectos transversais multi-disciplinares, mobilizadores das competências existentes na instituição. "A instituição pode contar com o meu empenho para, em equipa, desenvolver esta visão", assegura o professor.
CV João Peças Lopes
Licenciado (1981) e Doutorado (1988) em Engenharia Electrotécnica pela FEUP, João Peças Lopes foi professor colaborador da Iowa State University nos EUA durante cinco anos (1996-2000) e assume actualmente a função de Professor Catedrático no DEEC da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Desempenhou também o cargo de coordenador dos perfis de Sistemas de Energia e Energias Renováveis no Mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores da FEUP e é actualmente o Director do Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia da FEUP.
Coordenando a Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto em conjunto com Manuel Matos, participou, como responsável de equipas, em vários projectos Europeus ligados à integração de microgeração e integração de energias renováveis em redes eléctricas, tendo sido autor de mais de 200 comunicações científicas.
Foi o presidente do júri do Concurso Internacional para Atribuição de Capacidade de Injecção de Potência na rede do SEP e Pontos de Recepção Associados para Energia Eléctrica Produzida em Centrais Eólicas. Ocupa ainda a função de membro do conselho consultivo do Plano Tecnológico.
Outras decisões do Conselho Geral
De destacar em primeiro lugar o voto (proposto e aprovado por unanimidade) de louvor e de reconhecimento a Artur Pimenta Alves, pelo excelente, intenso e longo trabalho, pela dedicação e brilho extraordinário ao serviço do INESC no Porto, que muito contribuiu para o sucesso e prestígio do INESC, do INESC Porto e da Universidade do Porto.
O Conselho Científico do INESC Porto foi reconduzido, sob a presidência de Manuel Matos, assim como o Scientific Advisory Board, sob a presidência de José Carlos Príncipe, neste caso com a saída de Gerald Sheblé, que entretanto passou a colaborador da instituição. No Conselho Fiscal, houve uma alteração com a entrada, para vogal, de Pedro Santiago.
Postos à votação, o Relatório e Contas e o Relatório de Actividades de 2008 foram aprovados por unanimidade. Foi ainda decidida e aprovada por unanimidade a participação do INESC Porto na associação internacional “European Factories of the Future Research Association” e ratificada a participação do INESC Porto no aumento de capital da Tomorrow Options.