Offside
Fora de Série

"O INESC Porto é a minha carreira… Sempre me senti muito bem e extremamente realizado aqui pelo que nunca tive vontade de mudar." Luís Seca

A Vós a Razão

"Vou escrever sobre um tópico central a um artigo do blog “CiênciaHoje”, intitulado “Os cérebros já não fogem" (...) Como fui um dos “cérebros” que “fugiu” e estou agora com (quase) 37 anos, eis uma reflexão sobre o assunto." Rute Sofia

Asneira Livre

"Em 2007, verde como uma alface e com vontade de mudar o mundo, cheguei a esta mui nobre instituição, para colaborar (...) num projecto que ficou conhecido internamente como o “projecto das vacas” (...) tive direito a assistir a uma ordenha às 6h da manhã, e julgo ter sido esta a primeira vez que pensei “Consultor sofre…”.." Paula Gomes

Galeria do Insólito

O INESC Porto atingiu nos últimos tempos o auge do seu mediatismo... Ele é o Barack Obama que nos contrata, ele é a nossa Sónica Pinto a arrasar num jornal lido diariamente por um milhão e 14 mil pessoas. Onde iremos parar?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

O FUMO E A PIRÂMIDE

Não há navio sem âncora nem rio sem leito por onde corra. Assim funciona a realidade material para os sonhos: âncora para firmar os delírios e leito para encaminhar os devaneios fluidos até ao seu mar de destino.

É certo que o homem é mais do que carne e a carne mais do que apenas combinações em proporção de carbono, hidrogénio, oxigénio, fósforo e outros elementos. O que se louva na humanidade é ser mais do que o que podia apenas ser: animais movidos por férreo instinto.

Por muitos incentivos, exortações, palavras, elogios, vocalizações laudatórias, arengas mobilizadoras ao exército antes da batalha, nada substitui o ímpeto interior que o guerreiro ganha ao receber um abraço confiante e firme de pai e irmão no momento certo. Por muitas memórias que se acarinhem de um ente querido falecido, nada substitui um pequeno objecto que dele tenha sido, ou dele nos tenha vindo, e que conservamos como condensação física da saudade.

Sem matéria em que se ancore, o sonho é como chama e fumo emergindo da vela acesa: primeiro ilumina e logo depois se evola e desvanece e se torna irrelevante.

Assim também ocorre nas organizações. É por isso que a vida colectiva não pode fazer-se apenas de esquemas, intenções, deveres e obrigações. De vez em quando, quem dirige tem que compreender que as pessoas precisam de substância, matéria, concretização.

Assim era o entendimento dos faraós: e legaram-nos da forma mais material possível essa verdade piramidal e incontornável.

O INESC Porto não é diferente - nem as pessoas que o constituem (sim, porque “ele” são as pessoas) sentem de forma distinta. É preciso, pois, ganhar um novo ímpeto e ancorar os sonhos – numa ideia física e que nos dê, em simultâneo, orgulho de nova obra feita e demonstração de como somos capazes.E este sonho, ganhando densidade, há-de mobilizar-nos positivamente num ano em que outros se dedicam ao pessimismo e ao desalento.

Venha, pois, essa obra que nos falta.