INESC TEC arrecada mais um Best Paper Award
Manuel Barbosa, coordenador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e docente no Departamento de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e José Bacelar Almeida, investigador do HASLab e docente no Departamento de Informática da Universidade do Minho, receberam o prémio de melhor artigo na conferência Fast Software Encryption 2016, que decorreu no final de março na cidade alemã de Bochum.
Intitulado “Verifiable side-channel security of cryptographic implementations: constant-time MEE-CBC”, o artigo premiado contou com a coautoria de Gilles Barthe e François Dupressoir, investigadores do IMDEA Software Institute de Madrid, um instituto na área da segurança informática. Neste trabalho, os investigadores apresentam uma nova abordagem ao desenvolvimento de software seguro.
Esta nova solução oferece garantias adicionais de proteção contra ciber-ataques causados pelas variações ao nível dos tempos de execução de software. Estas garantias são permitidas através da utilização de uma nova ferramenta de verificação formal de programas, que permite validar os mecanismos de defesa que acautelam este tipo de vulnerabilidades. Estes ataques podem, além do mais, subverter a segurança do sistema, apoderando-se de chaves criptográficas. Desta forma, de acordo com os investigadores, o software deve ser desenhado de forma a garantir que a duração das operações executadas não depende de informação sensível.
A conferência Fast Software Encryption 2016 é um dos eventos promovidos anualmente pela International Association for Cryptologic Research (IACR), uma associação sem fins lucrativos que promove a investigação científica no domínio da criptografia, segurança da informação e outras áreas relacionadas, tendo ainda a seu cargo as principais conferências e revistas nesta área de investigação.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FCUP e U.Minho.