Projetos INESC TEC distinguidos a nível europeu
O projeto europeu TWENTIES e o projeto nacional InovGrid (liderado pela EDP Distribuição), que contam com a participação da Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC, foram recentemente distinguidos pela European Electricity Grid Initiative (EEGI).
A EEGI é uma das iniciativas de âmbito industrial do SET-Plan (Strategic Energy Technology Plan) europeu, que distinguiu um total de quatro projetos. Os principais critérios definidos pela EEGI para efeitos da distinção atribuída aos projetos têm em conta o alinhamento com os objetivos definidos no roadmap do EEGI para o horizonte 2010-18, bem como com o plano de implementação para o período 2010-12, o impacto ambiental, a escalabilidade e a replicabilidade.
Para a distinção do projeto TWENTIES, a EEGI considerou determinante o facto de as soluções que o projeto preconiza se destinarem a melhorar as condições de segurança da rede de transporte pan-europeia, dando assim à Europa uma capacidade para responder à crescente quota de energias renováveis a integrar na matriz energética até 2020, nomeadamente no que se refere aos parques eólicos offshore. A demonstração do projeto foi igualmente considerada determinante para a avaliação de impactos resultante da escalabilidade e replicabilidade das soluções identificadas no projeto.
Relativamente ao InovGrid, a distinção da EEGI teve em consideração a solução definida pelo projeto para efeitos da criação de novas soluções de telegestão da energia aos clientes finais, proporcionando-lhes simultaneamente o acesso a novos serviços. Do ponto de vista ambiental, a EEGI destaca as preocupações relacionadas com a gestão eficiente da energia, bem como com a integração de microprodução renovável. São igualmente realçadas a interoperabilidade de soluções de diversos fornecedores, o desenvolvimento de estudos de âmbito social e de quantificação do impacto do projeto junto dos clientes. De notar que o projeto InovGrid foi ainda selecionado pela EUROLETRIC – Electricity for Europe para uma extensa análise de custo-benefício seguindo a metodologia do Electric Power Research Institute (EPRI).