Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ADIRA, pela voz de António Cardoso Pinto.

Fora de Série

"A ROBIS é uma Unidade muito jovem que reúne gente com muita garra, a começar pelos nossos coordenadores (...)", (José Carlos Alves, ROBIS)

A Vós a Razão

"This scope for collaboration is even more important with the current difficult climate, which requires close interaction of a number of players in the research landscape...", Stefan Petters (CISTER)

Asneira Livre

"Once upon a time there was a boy who was studying in a university in another city far from his family...", Hamid Hosseiny (UOSE)

Galeria do Insólito

Nesta edição do BIP o Insólito regressa à casa de banho!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projetos INESC TEC distinguidos a nível europeu

O projeto europeu TWENTIES e o projeto nacional InovGrid (liderado pela EDP Distribuição), que contam com a participação da Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC, foram recentemente distinguidos pela European Electricity Grid Initiative (EEGI).

A EEGI é uma das iniciativas de âmbito industrial do SET-Plan (Strategic Energy Technology Plan) europeu, que distinguiu um total de quatro projetos. Os principais critérios definidos pela EEGI para efeitos da distinção atribuída aos projetos têm em conta o alinhamento com os objetivos definidos no roadmap do EEGI para o horizonte 2010-18, bem como com o plano de implementação para o período 2010-12, o impacto ambiental, a escalabilidade e a replicabilidade.

Para a distinção do projeto TWENTIES, a EEGI considerou determinante o facto de as soluções que o projeto preconiza se destinarem a melhorar as condições de segurança da rede de transporte pan-europeia, dando assim à Europa uma capacidade para responder à crescente quota de energias renováveis a integrar na matriz energética até 2020, nomeadamente no que se refere aos parques eólicos offshore. A demonstração do projeto foi igualmente considerada determinante para a avaliação de impactos resultante da escalabilidade e replicabilidade das soluções identificadas no projeto.

Relativamente ao InovGrid, a distinção da EEGI teve em consideração a solução definida pelo projeto para efeitos da criação de novas soluções de telegestão da energia aos clientes finais, proporcionando-lhes simultaneamente o acesso a novos serviços. Do ponto de vista ambiental, a EEGI destaca as preocupações relacionadas com a gestão eficiente da energia, bem como com a integração de microprodução renovável. São igualmente realçadas a interoperabilidade de soluções de diversos fornecedores, o desenvolvimento de estudos de âmbito social e de quantificação do impacto do projeto junto dos clientes. De notar que o projeto InovGrid foi ainda selecionado pela EUROLETRIC – Electricity for Europe para uma extensa análise de custo-benefício seguindo a metodologia do Electric Power Research Institute (EPRI).