INESC TEC estreia-se na 360 Tech Industry
No âmbito da abordagem ao setor da Indústria, o INESC TEC esteve presente na primeira edição da 360 TECH INDUSTRY – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos, que decorreu de 16 a 18 de maio na Exponor, no Porto.
Sob o mote “Embrace the Change”, esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer as mudanças necessárias para rentabilizar o negócio dos profissionais do setor industrial, assim como apresentar as últimas novidades em inovação industrial.
A 360 TECH INDUSTRY dividiu-se em três grandes áreas: Fábricas Conectadas, espaço dedicado à transformação digital das empresas, através da aplicação das novas tecnologias aos processos de produção; Compósitos, espaço que deu enfoque aos novos materiais utilizados na fabricação, visando a produtividade e competitividade das empresas e considerando o impacto ambiental das mesmas; Robótica, espaço que promoveu a aplicabilidade de soluções robóticas nas empresas, reduzindo não só o tempo, como também o custo de produção.
Exposição de tecnologias
No espaço do INESC TEC, no âmbito das Fábricas do Futuro e enquadrado no projeto ScalABLE 4.0, o INESC TEC apresentou um manipulador móvel que atua em sistemas de produção escaláveis. Além disso, o INESC TEC apresentou, no Espaço Robotics e no âmbito do projeto DM4Manufacturing, um veículo autónomo inteligente para aplicações de logística interna. Desta forma, a presença do INESC TEC nesta iniciativa ficou visível através de tecnologias que auxiliam as empresas na transformação digital, nomeadamente através da técnica de digital twin, que permite o desenho e otimização de plantas e dos sistemas de produção, soluções de gestão de ativos e manutenção preditiva.
O INESC TEC esteve aqui representado por José Nina de Andrade do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE), Ana Simões do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) e Joana Dias do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS).
Colaboração com o Digital Fabrication Lab
O CRIIS do INESC TEC colaborou ainda com o Digital Fabrication Lab da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) na demonstração de uma aplicação de construção robótica, onde o robô exposto no espaço Robotics construía uma parede de tijolos a partir do desenho de uma linha.
iMan Norte Hub também esteve presente
Além do espaço expositivo, o INESC TEC marcou também presença através do espaço expositivo do iMan Norte Hub, o Digital Innovation Hub que tem como principal objetivo incentivar a transformação digital das empresas industriais da região Norte de Portugal através da identificação de oportunidades, demonstração e teste de soluções avançadas, definição de planos de implementação e seleção de fornecedores nas áreas da digitalização, IoT (Internet-of-Things) e robótica.
Ciclo de conferências
Durante os três dias do evento houve ainda lugar para um Ciclo de Conferências, “Let’s Talk 4.0”, onde foram abordados temas como a engenharia automóvel, fabricação aditiva, economia digital, novas tecnologias de comunicação, impressão 3D, entre outros.
O INESC TEC esteve também representado neste ciclo de conferências, através da participação de cinco oradores: Ana Barros e Américo Azevedo do CESE com as apresentações "IManNorteHub: Ponto de acesso para a digitalização das empresas" e “Efetivar a Transformação Digital nas PMEs Maduras - práticas e estratégias”, respetivamente, António Coelho do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) cuja apresentação versou sobre os “Ambientes imersivos para treino e certificação na Industria 4.0", Luís Guimarães do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) falou sobre “Explorando o valor de analytics para melhorar as decisões na gestão de ativos” e Ricardo Sousa do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) debateu a questão da “Manutenção Preditiva como apoio ao Diagnóstico e Prognóstico baseada em Machine Learning”.
Concurso HubTech
A 360 TECH INDUSTRY, que uniu empresários e investigadores, promoveu ainda o Concurso Hubtech, através do qual dez start ups portuguesas foram premiadas a expor as suas soluções tecnológicas no evento. José Carlos Caldeira, membro do Conselho de Administração, foi um dos júris deste concurso.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP..