Asneira Livre
Trazendo visão para o futuro...
*Por Filipe Magalhães e Hélder Oliveira
O Bio Star (Bio-related Image Processing and Analysis Student’s Group) pretende promover a cooperação entre os estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) interessados em aplicações que envolvam o processamento e análise de imagem, em particular, e nesta fase inicial, associadas às áreas Bio. O nome Bio _* (leia-se Bio Star) advém do facto da actividade do grupo se centrar em temáticas bio, como por exemplo a biometria, a bioimagiologia, a biorobótica, bioinformática, etc.
Com a formação deste grupo multidisciplinar, esperamos que surja também um meio onde estudantes de pré e pós-graduação possam adquirir e partilhar conhecimento, através da realização de actividades/projectos de investigação, nas áreas de actuação do grupo. O mentor deste projecto é Aurélio Campilho, Professor do Departamento de Engenharia Electrotecnica e de Computadores (DEEC) da FEUP e investigador do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB). Como alunos do Programa Doutoral em Engenharia Electrotecnica e de Computadores (PDEEC) da FEUP, estamos responsáveis pelo grupo, além de desempenharmos também a função de investigadores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto), respectivamente na Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) e na Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM).
O Bio Star iniciou a sua actividade com uma sessão de apresentação, realizada no passado dia 24 de Março de 2010. Esta sessão teve como convidados principais o Professor Alexandre Quintanilha (ICBAS - IBMC) e o Professor Pedro Guedes de Oliveira (FEUP - INESC Porto). As restantes apresentações foram conduzidas pelos Professores Aurélio Campilho (FEUP - INEB), Jaime Santos Cardoso (FEUP - INESC Porto) e Pedro Quelhas (FEUP - INEB), e pelo Filipe Magalhães (FEUP – INESC Porto).
A sessão de apresentação do grupo foi o início de uma sequência de agradáveis surpresas, desde logo pela grande afluência com que nos deparámos (perto de 90 pessoas). Foi também muito aprazível verificarmos a presença de elementos de outras faculdades da UP, assim como de outras universidades/institutos, ou ainda de empresas com as quais já foram estabelecidos contactos a fim de se estabelecerem parcerias. Por fim, foi óptimo ver que a chama dos interessados não se extinguiu, pelo que o Bio Star contabiliza já um número considerável de elementos dos mais diversos cursos de FEUP e áreas de interesse, tais como: MIB, MEB, MIEEC, PRODEI, PRODEB e PDEEC. Contamos também com um elemento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e com um elemento do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica da Universidade do Minho.
Como primeiras actividades do grupo, e de modo a criar as valências necessárias aos elementos do grupo, está programada uma série de workshops a decorrer brevemente, que passamos a enunciar:
· Introdução ao processamento de imagem em MATLAB (24 de Abril de 2010);
o Ana Rebelo (INESC Porto - UTM)
o Filipe Magalhães (INESC Porto - UOSE)
o Inês Domingues (INESC Porto - UTM)
· Introdução ao C/C++ (semana de 10 a 15 de Maio de 2010);
o Hélder Oliveira (INESC Porto - UTM)
· Bibliotecas OpenSource (C/C++) de processamento e análise de imagem (data a definir);
o Eduardo Piairo (INEB)
o Francisco Oliveira (LOME)
o Teresa Azevedo (LOME)
· Introdução ao ambiente gráfico em C++ (data a definir);
o Ricardo Sousa (INESC Porto - UTM)
· Rendering e visualização de dados 3D (data a definir).
Nos nossos objectivos, está também idealizada a realização de palestras proferidas por convidados, quer da comunidade académica, quer do mundo empresarial, sobre temáticas de interesse para o grupo.
Em jeito de conclusão, podemos afirmar que o desenrolar geral de acontecimentos tem sido bastante interessante e favorável, pelo que tem sido fundamental o apoio institucional e disponibilidade da FEUP (DEEC), INEB e INESC Porto na superação das dificuldades que temos encontrado nesta fase inicial (sim, porque nem tudo são rosas ;-) ). Por muito simples possam parecer, estas têm-se mostrado cruciais para a obtenção de resultados tão positivos, em tão curto espaço de tempo.
Enquanto a página web do grupo não se encontra concluída, um meio de contacto poderá ser o endereço: biostar@fe.up.pt
*Colaboradores na Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) e Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), respectivamente.