Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Palco Principal, Lda, pela voz de João Carvalho.

Fora de Série

"Gosto de desafios constantes em áreas variadas de actividade e o INESC Porto tem e continua a dar-me essa oportunidade", Luís Guardão

A Vós a Razão

"Aos jovens do Bio*, portanto, uma palavra de entusiasmo e incentivo, de confiança mas também de aviso de que o caminho não é sempre simples e sem escolhos, mas que estou certo de que poderão contar connosco a nível pessoal e institucional", Pedro Guedes Oliveira

Asneira Livre

"Com a formação deste grupo multidisciplinar (Bio Star), espera-se que surja também um meio onde estudantes de pré e pós-graduação possam adquirir e partilhar conhecimento, através da realização de actividades/projectos de investigação", Filipe Magalhães e Hélder Oliveira

Galeria do Insólito

No INESC Porto os sapatos são enganadores e alguns até “chateiam”…

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

 João Carvalho, director geral da Palco Principal, lda

  • "Acreditamos que só marcando a diferença pela inovação conseguiremos fazer frente aos desafios que se avizinham na tão disputada e competitiva área das TIC [Tecnologias da Informação e da Comunicação]".
  • "A Palco Principal convidou o INESC Porto para fazer parte deste projecto no sentido de, com a sua experiência e competências na área, apoiar a implementação das novas soluções".
  • "Os parceiros do projecto foram escolhidos de forma a satisfazer as diferentes componentes de actividade envolvidas: investigação, desenvolvimento e operacionalização de protótipos, implementação de soluções, disseminação de resultados científicos e comercialização de tecnologia".

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

Acreditamos que só marcando a diferença pela inovação conseguiremos fazer frente aos desafios que se avizinham na tão disputada e competitiva área das TIC. Para tal, a Palco Principal convidou o INESC Porto para fazer parte deste projecto no sentido de, com a sua experiência e competências na área, apoiar a implementação das novas soluções. Esta parceria estratégica, tendo em conta uma grande aposta tecnológica, irá manter-se para lá deste projecto.

Os parceiros do projecto foram escolhidos de forma a satisfazer as diferentes componentes de actividade envolvidas: investigação, desenvolvimento e operacionalização de protótipos, implementação de soluções, disseminação de resultados científicos e comercialização de tecnologia.

Áreas de Negócio

Desenvolvimento de tecnologia e novas soluções Web 2.0 para utilização no sector das indústrias criativas.

Ano em que colaborou com o INESC Porto

A Palco Principal colabora com o INESC Porto desde 2008.

Título do projecto

Palco 3.0

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

Actualmente a colaborar com duas unidades: USIG e UTM e com dois grupos do INESC Porto LA (Laboratório Associado): LIAAD e CRACS.

Responsável pelo projecto (INESC Porto)

Eng. António Gaspar

Testemunho relativo ao Projecto

O projecto QREN Palco 3.0, liderado pela empresa Palco Principal e com a participação da USIG, UTM, LIAAD e CRACS, tem já um produto online. Quando um utilizador registado no site http://palcoprincipal.sapo.pt entra na sua zona de administração, vê uma lista de músicas "especialmente escolhidas" para si.

As sugestões são feitas com base em modelos de data mining, construídos periodicamente a partir de dados resultantes da actividade dos ouvintes. Em particular, o sistema percebe quais as preferências de um determinado ouvinte, sabendo quais as músicas que ele incluiu na sua playlist. A partir dessa lista, vai procurar músicas semelhantes, que irão ser recomendadas com diferentes graus de relevância, representados por barras de percentagem. Duas músicas são semelhantes se os conjuntos de ouvintes que preferem uma e outra forem parecidos. Ou seja, uma música é recomendada a um ouvinte se for da preferência de ouvintes com gostos semelhantes.

As recomendações, actualmente baseadas em padrões de utilização dos ouvintes, estão, neste momento, a ser combinadas com outras recomendações baseadas na análise do conteúdo áudio e de metadata (género musical, instrumentos,etc), resolvendo assim algumas das limitações da abordagem actual.

A funcionalidade está em produção e tem já milhares de acessos. Saiba mais aqui.