A Vós a Razão
UM ANO DE ROBÓTICA NO INESC PORTO
*Por António Paulo Moreira
Faz neste mês de Julho um ano que o nosso grupo de robótica integrou o INESC Porto formando o grupo ROBIS - Robótica e Sistemas Inteligentes. Para mim foi um regressar depois de uma interrupção de vários anos, para a grande maioria foi uma novidade e a expectativa era grande. Encontrei um INESC Porto mais organizado, e mais eficiente e mais dinâmico.
Além da calorosa e muito agradável recepção, o que surpreendeu todos pela positiva foi sem dúvida a entreajuda que recebemos de diversos sectores e membros no sentido de arranjarmos parceiros, elaborarmos propostas e termos projectos aprovados. A difusão de informação é constante e a facilidade com que se colabora com diferentes unidades é surpreendente. Por outro lado, a acessibilidade a uma vasta rede de contactos foi imediata. Sente-se que todos estão a puxar para o mesmo lado deixando de parte rivalidades ou vaidades desnecessárias.
A actividade do grupo sofreu um salto não só na quantidade de projectos como também na qualidade dos mesmos. A organização extremamente profissional das pessoas que nos acompanham na elaboração das propostas e seguimento dos referidos projectos é um ponto muito importante e uma surpresa pela positiva.
Em paralelo o incentivo à publicação em revistas e à produção científica de excelência é uma constante. É uma pressão que muitos de nós já deveria ter tido há muito tempo para que os bons hábitos se instalem e a esta cultura se difunda.
Sinto que o grupo cresceu em auto-confiança, se motivou e todos sem excepção referem que foi um passo muito positivo quer em termos de grupo quer em termos individuais. O grupo está também a crescer em número de pessoas e em breve terá uma dimensão que dificilmente imaginaríamos e dificilmente seria possível se não ocorresse no INESC Porto.
Aspectos menos positivos são muito poucos. Já os referi à Direcção e foi com agrado que senti a receptividade e abertura aos meus comentários. Em breve estou convicto de que estarão todos ultrapassados. Ligam-se principalmente ao facto de o nosso grupo ter uma componente muito forte no desenvolvimento de hardware, quer electrónico quer mecânico, o que traz associado a si a aquisição de um elevado número de componentes e peças, algo não habitual noutros grupos.
Concluindo, valeu mesmo a pena e esperamos também contribuir no futuro para que o INESC Porto continue a distinguir-se pela sua excelência.
*Coordenador do Grupo de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS)