USIG inicia projecto CEMSDI
A Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) assinou recentemente o contrato do projecto CEMSDI - Civil-servants Empowerment for Multi-media Service Delivery ICT-enabled. Trata-se de um projecto europeu enquadrado no ICT Policy Support Programme (ICT PSP), na linha “ICT for Government and Governance”. O CEMSDI aborda o tema “Inclusive e-Governance: flexible, personalised and multichannel based service delivery targeted at the socially disadvantaged”, através de um Piloto Tipo B.
Com a duração de dois anos, este projecto pretende desenvolver as competências dos colaboradores da Administração Pública responsáveis pela implementação de políticas activas de e-Inclusão em zonas onde seja necessário eliminar ou reduzir este tipo de fenómenos.
Está prevista a realização de cinco pilotos (Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido), que pretendem validar as ferramentas criadas pela rede de especialistas em e-Government do CEMSDI, de forma a integrá-las numa metodologia que possa ser usada noutras zonas e noutros países europeus. Estas acções destinam-se essencialmente à Administração Pública Local e o instrumento a ser usado é a Agenda Digital Local, uma ferramenta de trabalho inclusiva para a implementação de soluções de Governo Electrónico, focando na Administração e nos cidadãos.
O INESC Porto promove, através da USIG, a organização do piloto nacional a realizar no Vale do Ave e a produção de conteúdos formativos, por um lado, sendo igualmente responsável pelo WP6 – Networking and User Promotion. A equipa envolvida no projecto é liderada por Rui Barros, investigador da USIG.
O CEMSDI envolve entidades de seis países: INNOVA spa, University of Roma La Sapienza, Scuola Superiore della Pubblica Amministrazione Locale, ANCITEL spa e Comunità Montane Media Valle del Chercio (Itália), Norwegian Association of Local and Regional Authorities (Noruega), Asociaciòn de Municipios del Pais Vasco e Robotiker (Espanha), Electronic Service Deliverer Limited(Reino Unido) e Vysocina Region (República Checa). Do lado português colaboram a Régie Cooperativa do Vale do Ave Região Digital (VARD 2015) e o INESC Porto. A coordenação do projecto é assegurada pela INNOVA spa.