Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
José Bandeira, Director Geral da FLUPOL – Aplicações Técnicas de Polímeros Fluorados, Lda
-
"Embora com contactos esporádicos ao longo de vários anos, as relações de trabalho conjunto entre a nossa empresa e o INESC Porto são muito recentes, tendo-se iniciado em finais de 2009 e assentando agora em dois programas: um para desenvolvimento de tecnologia no domínio da programação por demonstração de robots industriais, e um outro no apoio à certificação do Sistema de Gestão de IDI da FLUPOL."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
A FLUPOL é uma start-up fundada em 1986 com o objectivo de desenvolver as potencialidades da utilização das propriedades muito particulares de uma família de polímeros, os fluocarbonetos, mediante o revestimento da superfície de componentes de processos industriais, conferindo a essas superfícies as propriedades desses materiais, em particular Anti-aderência, Auto-lubrificação e Resistência Química.
Esta actividade requer, para além do conhecimento intrínseco desses materiais e das tecnologias de processamento aplicáveis, uma grande capacidade de interacção com a Engenharia de Processo e de Desenvolvimento de Produto dos clientes/alvo de forma a possibilitar a melhoria de eficiência dos seus processos de fabrico e do valor acrescentado dos seus produtos.
Por razões culturais da empresa e do mercado, ao longo dos seus quase 25 anos de existência a FLUPOL foi sustentando o seu crescimento sobretudo em empresas multinacionais onde a sensibilidade para os argumentos de eficiência de processo e inovação de produto é parte integrante da sua cultura, pelo que hoje em dia exporta directamente cerca de 70% da sua produção, baseada em 75% nas indústrias automóvel e alimentar.
Os trunfos da FLUPOL para se conseguir afirmar no mercado a partir de Portugal basearam-se nas suas competências de desenvolvimento de processo e produto, sustentadas internamente numa equipa de Engenheiros Mecânicos e mantendo um permanente contacto com diversos organismos de I&D, sobretudo com a FEUP e o INEGI.
Áreas de Negócio
Técnicas de Polímeros Fluorados.
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde Outubro de 2009.
Título do projecto
SIARI – Sistema para o Incremento da Inteligência Artificial em Robótica Industrial
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Grupo de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) e Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP).
Responsável pelo projecto (INESC Porto)
António Paulo Moreira e Rui Rebelo
Testemunho relativo ao Projecto
"O projecto SIIARI é a continuação de um projecto Vale I&DT desenvolvido ao longo de 2009 com a equipa do Instituto de Sistemas e Robótica da FEUP liderada pelo Prof. António Paulo Moreira, que continua a colaborar no mesmo. Pretende-se com este projecto desenvolver até 2012 uma célula robotizada capaz de permitir a programação de robôs de pintura directamente por um pintor especializado sem interferência directa de um programador.
As exigências dos processos utilizados na FLUPOL requerem um muito elevado grau de especialização dos seus operadores, bem como uma grande flexibilidade dos meios de produção dada a enorme gama de diferentes peças que são tratadas. Assim, a partir deste projecto esperamos não somente tornar possível que um robô replique uma determinada operação, mas também que seja capaz de identificar a peça que se lhe apresenta para a revestir, parametrizar, seleccionar o programa adequado ao revestimento da geometria-tipo da peça e configurar esse programa aos parâmetros registados."