USE tem nova organização
O crescimento da actividade da Unidade de Sistema de Energia trouxe a necessidade de dotar a unidade de um nível intermédio de decisão entre a coordenação e os investigadores. O novo modelo foi discutido entre a coordenação da unidade e a Direcção do INESC Porto (DIP) e concretizou-se através da definição de sete áreas fundamentais, depois aglomeradas em cinco áreas funcionais com os respectivos responsáveis.
A área de DMS/EMS tem como responsável Jorge Pereira e a área de Redes Inteligentes, Carlos Moreira. As áreas de Sistemas de Distribuição, Mercados de Electricidade e Regulação e Planeamento e Previsão têm como responsáveis, respectivamente, Nuno Fidalgo, Tomé Saraiva e Mauro Rosa.
A nova organização da USE inclui ainda a criação da posição de Assessor da Coordenação de Unidade, a desempenhar por Luís Seca. Adicionalmente, foram nomeados outros responsáveis por tarefas específicas. É o caso de Maciel Barbosa que ficou encarregado pela coordenação do Núcleo FEUP e Tomé Saraiva, responsável pela Formação.
Foi também criada a Comissão de Coordenação da Unidade, da qual fazem parte os responsáveis referidos. Esta comissão reúne com periodicidade quinzenal, em complemento com as reuniões de unidades, para analisar o estado das áreas e projectos, bem como tomar decisões de índole estratégica e de gestão. O modelo tem vindo a ser aplicado desde o início de Abril de 2010 e será avaliado ao fim de um ano de funcionamento.