Galeria do Insólito
O Simplex reduzido a Z E R O
Inesquiano que é inesquiano sabe que faz parte da sua sina lidar com mil procedimentos e normas, formulários de candidaturas intermináveis e incompreensíveis, é uma canseira, é uma fadiga, é uma via sacra: dá um doutoramento. Mas a realidade não cessa de nos surpreender: chegou à Direção do INESC Porto (DIP) uma anormalidade que faria o próprio Max Webber dar voltas no caixão e amaldiçoar o belo dia em que se lembrou da “Teoria da Burocracia”.
Não é que recebemos uma nota de pagamento relativa ao processo de uma patente no valor de… 0,00€?! Não há engano, é Z E R O mesmo.
Requisito procedimental: o INESC Porto tem que proceder à sua liquidação “através de requerimento apresentado online ou presencialmente”…! Embora não tenham adiantado o modo de pagamento preferencial, quer seja em dinheiro, por cheque ou por transferência bancária, adivinha-se um caso bicudo!
Mas a história não termina aqui. É que a instituição credora, preocupada com uma eventual falta de liquidez do INESC Porto para pagar aquele verdadeiro tesouro na atual conjuntura de crise financeira, ameaça o calote com uma multa: pagamento com acréscimo de 50% sobre o valor tabelado – o que, contas feitas, corresponde ao valor de, adivinhe-se lá, … 0,00€: uma fortuna.
Contas feitas, fica mais barato não pagar e ser multado? – ou gastar recursos internos a dar a volta ao imbróglio de proceder ao pagamento de um não valor?
Valha-nos São Mateus, padroeiro dos Contabilistas…
Espera aí…
Se calhar, o Santo é mais esperto do que estávamos a assumir: o milagre afinal está em conseguir dar emprego à classe.
Créditos da imagem: http://www.lib-art.com/artgallery/12108-st-matthew-frans-hals.html