INESC Porto e CENI organizam workshop sobre redes de colaboração empresarial
A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), em colaboração com o Centro de Integração e Inovação de Processos (CENI), organizou a 6.ª edição do Fórum CENI Tecnologia e Inovação, desta vez, intitulado “Novas Formas de Organização para Aumentar a Competitividade das PME.
O Workshop também teve como propósito apresentar os resultados preliminares do projeto europeu Net-Challenge. O Workshop teve lugar no Salão Polivalente da Biblioteca Municipal de Palmela e contou com cerda de oitenta participantes.
O projeto Net-Challenge é coordenado pelo INESC Porto e tem como objetivo o desenvolvimento de novos conceitos e ferramentas de apoio às PME, para que estas consigam criar e operar eficientemente redes de colaboração, oferecendo produtos de maior valor acrescentado e melhorando significativamente a sua posição competitiva. O projeto é focado em redes de colaboração de PME para o desenho e fabrico de produtos complexos.
A criação das redes colaborativas surge como uma forma de promover sinergias entre as empresas, permitindo às PME agarrar oportunidades de outra forma inatingíveis, através da partilha de competências, capacidades, recursos, riscos, entre outros.
Construir uma comunidade empresarial, qualificar os diversos parceiros, formar parcerias temporárias, operá-las e promover o desenvolvimento contínuo são os principais objetivos do conjunto de ferramentas propostas pelo Net-Challenge.
Luís Carneiro da UESP é o coordenador do projeto, que além do INESC Porto e do CENI conta ainda com a participação de mais 12 parceiros de seis países diferentes. São eles a RPB – Têxteis e vestuário S.A. (Portugal), a Riopele Têxteis S.A. (Portugal), a ONA Eletroerosion (Espanha), a Roboconcept (Espanha), a Synesis (Itália), a Italian Converter (Itália), a ITIA - Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália),a Fundación Fatronik (Espanha), a University of Vaasa (Finlândia), a Wapice (Finlândia), a TIE (Holanda) e a Tsinghua University (China).