Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Francisco Botelho, Electricidade dos Açores, S.A.
- "Há cerca de 20 anos que a EDA recorre aos serviços do INESC Porto, sendo de destacar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do comportamento dinâmico dos pequenos e isolados sistemas elétricos dos Açores."
- "(...) encontrámos no INESC Porto o melhor parceiro para nos ajudar no encontro de soluções."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
Há cerca de 20 anos que a EDA recorre aos serviços do INESC Porto, sendo de destacar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do comportamento dinâmico dos pequenos e isolados sistemas elétricos dos Açores. A primeira colaboração envolveu o fornecimento das aplicações Grades/Explore, desde então, abrangeu igualmente a realização de ações de formação nas áreas da regulação, tarifas, produção dispersa e energias renováveis.
Áreas de Negócio
Produção de Energia
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde o início dos anos 90.
Título do projeto
"Fornecimento de consultoria técnica para estudos de impacto da produção renovável nas Ilhas de S. Miguel e Flores"
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Sistemas de Energia (USE)
Responsável pelo projeto (INESC Porto)
João Peças Lopes
Testemunho relativo ao Projeto
O pioneirismo dos Açores na produção de energia elétrica com origem renovável (a primeira central hidroelétrica data de 1899, a primeira central geotérmica é de 1980 e o primeiro parque eólico entrou em exploração em 1988), prosseguido atualmente com a introdução de novas tecnologias de estabilização, como os “flywheels”, com destaque para o caso da ilha das Flores, onde, durante algumas horas por dia e quando existe disponibilidade de energia primária hídrica e eólica, se satisfaz em 100% a procura com eletricidade renovável, colocando problemas técnicos para os quais, em Portugal, encontrámos no INESC Porto o melhor parceiro para nos ajudar no encontro de soluções.
Neste sentido, muito recentemente, mais uma vez, adjudicámos ao INESC Porto um trabalho de consultoria para análise técnica dos impactes nos sistemas eletroprodutores das ilhas das Flores e de São Miguel, onde a penetração de produção renovável já atinge elevados valores, dos novos investimentos programados em aproveitamentos de recursos energéticos endógenos.