A Vós a Razão
um sítio especial
Por Carlos Guedes*
O INESC TEC é um sítio especial. Oferece condições excecionais à realização de projetos de investigação e, enquanto laboratório dedicado à investigação em Engenharia, a sua abertura permite que outros projetos de pendor mais interdisciplinar se realizem. Esta sua abertura foi fulcral para a criação e desenvolvimento do Sound and Music Computing Group, um grupo liderado pelo Fabien Gouyon e por mim. O recente sucesso do GimmeDaBlues não é alheio a esta atitude e é seguramente um fruto das excelentes condições de trabalho oferecidas pelo INESC TEC aos seus colaboradores.
Por outro lado, o GimmeDaBlues é também o produto de uma série de aspetos de caráter experimental que foram postos em prática no INESC TEC pelo projeto KINETIC, de onde floresceu:
– A criação de um espaço conjunto INESC TEC/FEUP nas instalações da FEUP (quem conhece este espaço?), onde decorre(u) a investigação do projeto e onde são simultaneamente lecionadas as Unidades Curriculares do perfil de Música Interativa de Design de Som (MIDS) do Mestrado em Multimédia (MM) e do Programa Doutoral em Media Digitais (PDMD). Isto tem contribuído de forma sem precedentes para o aumento de massa crítica nas áreas Computação Sonora e Musical, pois tem envolvido e interessado os estudantes do MM e do PDMD que acabam por contribuir mais ou menos formalmente para o desenvolvimento dos projetos – o GimmeDaBlues apareceu a partir de um trabalho de casa para Geração Automática de Música de um estudante do PDMD;
– A contratação de uma designer para a criação do interface do utilizador da aplicação. Um dos aspetos que já tinha sido discutido com a direção da UTM foi a abertura de uma posição (post-doc) para um designer de interação, não só com o intuito de tornar os produtos gerados pela UTM/INESC TEC mais apelativos (que bem precisam a maior parte das vezes!), mas também para poder sugerir formas radicais de pensar e conceptualizar tecnologias de interação, um aspeto central no desenvolvimento do Multimédia nos dias de hoje;
– A contratação de um programador com larga experiência em programação para devices iOS. O desenvolvimento de aplicações musicais para iOS não é de todo trivial e tivemos o prazer de poder contar com um excelente programador para fazer o porting do protótipo para iOS.
Estes três aspetos foram fundamentais para o sucesso recentemente atingido. Enquanto investigador do INESC TEC gostaria de sentir que iniciativas menos convencionais como as que foram implementadas pelo projeto KINETIC tivessem maior ressonância dentro da UTM/INESC TEC. Algumas destas iniciativas acarretam riscos que podem conduzir a rotundos falhanços – aliás, próprios da atividade de investigação –, mas também podem apontar em inesperadas direções de sucesso, como foi o caso.
*Colaborador na Unidade de Telecomunicações e Multimédia.