Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
MARTA NILZA FONSECA, WINSIG, Consultora em sistemas de informação
- Ano em que entrou e saiu de INESC Porto: 2010-2011
- Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) e a Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT)
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Pedrosa&Rodrigues, SIBAP e FADIS
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC Porto
Neste momento encontro-me a colaborar com a Winsig, uma empresa que fornece sistemas de gestão integrada com a ferramenta PHC. A minha colaboração com esta empresa é muito recente (ano novo vida nova), no entanto estou muito satisfeita com os planos que existem para mim para os próximos meses, isto porque me permitirão aprofundar os meus conhecimentos em gestão industrial bem como no que respeita a sistemas de informação. Esta é já uma segunda experiência desde que saí do INESC Porto, tendo a primeira sido numa empresa de consultoria, onde executei funções de Consultora de Inovação. Embora a experiência tenha sido importante e me tenha feito crescer como profissional, permitiu-me também perceber que a curto-medio prazo (longo é muito longe e eu não sei...) não é a área em que pretendo vingar. As principais áreas em comum entre a Winsig e o INESC Porto (e em particular a UESP, unidade com a qual colaborei durante um período maior) são definitivamente a sua ligação tão forte à indústria e a orientação à mesma. Considero que a minha passagem pelo INESC Porto foi em tudo vantajosa para mim, pois além de ter adquirido conhecimento e experiência, significou também uma ponte para o mercado de trabalho. Além do desenvolvimento profissional que possibilita sempre, gostaria de salientar, o quão fantástico é o ambiente de trabalho no INESC Porto, o que me possibilitou fazer amizades (que faço questão de continuar a cultivar). Porque julgo que as relações laborais devem sempre trazer pontos positivos para ambas as partes, espero ter atingido com sucesso as expectativas que no INESC Porto foram criadas para mim. |
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC Porto ajudou no novo papel?
A área em que pretendo vingar é a em que me encontro agora, e que foi inicialmente estimulada pelo INESC Porto, principalmente nos primeiros dois projetos em que colaborei. Nestes dois projetos estive bastante ligada à indústria, tendo este contacto potenciado o desenvolvimento de competências técnicas, mas também de soft skills que considero hoje, serem fundamentais ao exercício da minha profissão.
Na sua opinião, o INESC Porto mudou em quais aspetos desde a sua saída?
No que tenho acompanhado, o INESC Porto tem sempre feito um esforço adicional para acompanhar o mercado, tentando estabelecer cada vez mais uma ponte com dois sentidos entre o mercado/indústria e a investigação de forma a criar valor para ambas as partes. Considero também que desde a minha saída, o piso 1 ficou sem dúvida mais silencioso :) Um beijinho a todos os anões, principalmente aos que já se encontravam na casa. Branca de Neve |