Colaboradora do INESC TEC recebe prémio
Joana Pena, bolseira no Departamento de Informação e Logística (DIL), recebeu um prémio por um artigo publicado no âmbito da sua tese de mestrado. O prémio "Luiz Chaves de Almeida" foi atribuído pela APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade no passado 17 de Janeiro de 2012.
Intitulado “Estudo da Relação entre Responsabilidade Social e Desempenho Empresarial”, o artigo constitui uma versão reduzida da tese que trata da relação entre as ações e práticas de responsabilidade social levadas a cabo pelas empresas e o desempenho financeiro das mesmas.
Dada a atual conjuntura económica, os assuntos sociais assumem-se cada vez mais como decisivos para a evolução das sociedades. O próprio conceito de responsabilidade social agrega três importantes vertentes – People, Planet, Profit – que devem ser integradas pelas organizações nas suas operações e na interação com os seus stakeholders.
Para este trabalho, Joana Pena analisou uma amostra de 96 empresas europeias, para o período de 2007 a 2009, e os resultados obtidos reforçaram que a perspetiva contemporânea da responsabilidade social não é fonte de vantagens competitivas para as empresas. Isto quer dizer que, em termos práticos, as empresas rotuladas como socialmente responsáveis apresentaram as piores rendibilidades financeiras e, de modo similar, as empresas financeiramente bem-sucedidas possuíam um pior desempenho em termos sociais.
Joana Pena defendeu a sua tese de mestrado no passado dia 31 de janeiro, tendo o seu desempenho sido favorável. Questionada sobre este desafio, a colaboradora do DIL admite que “a defesa é sempre um momento importante e de consagração. Sangue, suor e lágrimas soam a exagero mas, de facto, o estudo envolveu muitas horas de trabalho e muito apoio e paciência dos que me rodearam”, nomeadamente “da minha equipa no INESC TEC. É bom ter quem partilhe as nossas angústias e festeje as nossas realizações.”, conclui.