Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da CITEVE, pela voz de Hélder Rosendo, do CITEVE.

Fora de Série

João Gama (LIAAD) e João Falcão e Cunha (UGEI)

A Vós a Razão

"Aqui estou com uma folha em branco à minha frente e a difícil tarefa de fazer “rewind” a 16 anos de vida no INESC Porto em poucas palavras.", Sónia Pinto

Asneira Livre

"(...) deixo o desafio para que se suscite o interesse nos futuros engenheiros vizinhos no laboratório tornando este numa incubadora de ideias “peregrinas” de sucesso (...)", Filipe Ribeiro

Insólito

"Era um cheiro a animal morto. No outro dia ainda se sentia"...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Hélder Rosendo, SubDiRETOR GERAL Do CITEVE

  • "O posicionamento do INESC TEC no sistema da I&DI e a transversalidade da sua matriz de competências/eixos de ação tornam-no num elemento extremamente importante para que organizações como o CITEVE(...)."

  • "(...) estamos seguros de que o trabalho do INESC TEC, nomeadamente no domínio do Business Intelligence, irá corresponder às expectativas."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A colaboração entre o CITEVE e o INESC TEC conta já com um portfólio de projetos bastante interessantes, sempre assentes numa lógica de complementaridade entre as áreas de expertise e os mercados de atuação de ambas as organizações. O posicionamento do INESC TEC no sistema de I&DI e a transversalidade da sua matriz de competências/eixos de ação tornam-no num elemento extremamente importante para que organizações como o CITEVE, com uma orientação essencialmente industrial e muito focada na dinâmica de proximidade com as empresas de determinado setor, possam aceder a conhecimento em áreas ditas transversais a várias fileiras industriais, num formato e timing que possibilite a integração na sua própria proposta de valor às empresas. Nesse sentido, os projetos de colaboração entre o CITEVE e o INESC TEC têm girado à volta de aplicações e soluções no domínio das TICEs que possam contribuir para uma mais eficiente gestão e controlo de processos.

Áreas de Negócio

Indústria Têxtil e do Vestuário.

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Presentemente temos em curso o projeto mobilizador PT21 – Power Textiles, no âmbito do qual o CITEVE coordena um subprojeto (PPS) especificamente orientado à inovação no ponto de venda do retalho moda, através de abordagens inovadoras no domínio das TICEs, aplicadas à gestão e à animação do ponto de venda, numa lógica integrada na cadeia de valor. O INESC TEC é parceiro deste subprojeto que teve início em 2011 e que terá a sua fase crítica de implementação em 2013.

Título do projeto

Projeto Mobilizador PT21 – Power Textiles (2011-2013).

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

Essencialmente a colaboração com o CITEVE tem-se operacionalizado através da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP).

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Rui Diogo Rebelo

Testemunho relativo ao Projeto

A nova realidade associada à experiência de compra incorpora hoje fenómenos tais como as redes sociais, a interatividade e mobilidade constantes do consumidor, uma forte apetência por uma nova dinâmica no processo de compra no espaço físico da loja e um elevado grau de conhecimento prévio sobre o produto. Esta nova realidade foi o móbil para o desenvolvimento deste projeto que aborda numa perspetiva inovadora, de forma integrada e específica para a fileira moda, quatro eixos de desenvolvimento essenciais para se alavancar toda uma nova tipologia de pontos de venda.

Esses quatro eixos de desenvolvimento que de forma integrada permitem responder aos desafios do conceito de Loja do Futuro são: 1) Atraction & Empowerement of The Client (Interaçao e atração do Cliente); 2) Smart Fitting Room (Nova geração de cabines de prova); 3) Product Customization On-Shop (Personalização do produto em loja); 4) Smart Shop Floor management (gestão inteligente e integrada do ponto de venda).

Para cada uma destas quatro dimensões serão desenvolvidos conceitos e tecnologias inovadoras que permitam responder, por um lado, de forma individual a cada um destes quatro momentos essenciais do processo e, ao mesmo tempo, de uma forma integrada, permitam uma gestão inteligente de todo o espaço loja. O envolvimento do INESC TEC passa essencialmente pelo quarto eixo, onde se pretende maximizar a utilidade de toda uma panóplia de informação sobre a dinâmica do ponto de venda e que passa a estar acessível para diferentes grupos de utilizadores, com diferentes responsabilidades na gestão do ponto de venda.

Sensivelmente a meio do projeto podemos afirmar que está no bom caminho pois o consórcio, que envolve para além do CITEVE e do INESC TEC mais quatro organizações (Tetribérica, CCG, CreativeSystems e Ubisign), tem cumprido com os objetivos propostos para esta fase. É certo que entraremos agora na fase crítica e que é expectável e natural que com a implementação surjam aspetos a rever e conceitos a afinar, mas estamos seguros de que o trabalho do INESC TEC no âmbito do eixo quatro, nomeadamente no domínio do Business Intelligence, irá corresponder às expectativas.