Solução WiFi INESC TEC testada em projeto europeu
A solução WiFIX, uma solução de redes emalhadas sem fios desenvolvida por investigadores da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, vai ser implementada e testada no âmbito do projeto europeu CONFINE (Community Networks Testbed for the Future Internet), um trabalho que tem como objetivo criar um testbed de larga escala, designado Community-Lab, para suportar investigação experimental em redes sem fios.
O CONFINE é um projeto europeu do 7º Programa-Quadro que se iniciou em outubro de 2011. No sentido de potenciar a utilização do Community-Lab e aumentar a sua projeção, o CONFINE lançou em outubro de 2012 uma Open Call para propostas de trabalho experimental baseado no Community-Lab, designadas CONFINE actions, que previam a integração no consórcio dos proponentes bem sucedidos. A UTM apresentou uma proposta e viu em dezembro aprovada uma CONFINE action que terá a duração de um ano (entre fevereiro de 2013 e janeiro 2014).
A CONFINE action proposta pelo INESC TEC tem como objetivo avaliar a solução WiFIX, desenvolvida no âmbito de teses de doutoramento e de projetos de I&D na área de redes sem fios da UTM, sendo que o Community-Lab será usado para validar e complementar resultados obtidos até agora, usando unicamente simulações e/ou testbeds de pequena escala. O Community-Lab integra e estende três redes comunitárias existentes: a Guifi.net (Espanha), a FunkFeuer (Aústria) e a AWMN (Grécia).
Esta action contribuirá para disseminar a solução WiFIX dentro do projeto CONFINE e aumentar a sua projeção na comunidade científica, disseminar o Community-Lab, contribuindo para que se torne numa plataforma de referência para o teste de redes sem fios em ambiente real, e mesmo aumentar a confiança dos parceiros empresariais na solução WiFIX em função da sua avaliação em larga escala e em ambiente real. Para além disso, o trabalho contribuirá para aumentar a produção científica da área de redes sem fios da UTM, sob a forma de artigos científicos em revistas e conferências de referência, e ainda identificar novos problemas e desafios científicos com base nos resultados experimentais obtidos.
A equipa da UTM que integra este projeto é constituída por Rui Campos (action coordinator), José Ruela (antigo coordenador da UTM), Manuel Ricardo (atual coordenador da UTM), Tânia Calçada, Jaime Dias, Filipe Teixeira e Filipe Ribeiro.