INESC TEC cria novo Núcleo na Universidade Aberta
linhas de investigação vão focar tecnologias aplicadas ao ensino virtual
O INESC TEC assinou no dia 21 de abril um protocolo de criação de um Núcleo na Universidade Aberta (UAb). O núcleo formaliza e institucionaliza uma colaboração que já existe há alguns anos com elementos da UAb (que era já considerada entidade parceira), dando continuidade à investigação em áreas como os sistemas inteligentes de apoio ao ensino. Depois do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no ano passado, este é o 2º Núcleo do INESC TEC, que já está presente em outros cinco polos.
Investigadores da UAb vão trabalhar enquadrados no LIAAD e CSIG
Investigação em tecnologias aplicadas ao ensino virtual, nomeadamente sistemas inteligentes de apoio ao ensino, tutores virtuais ou sistemas de apoio a procedimentos e acessibilidades, são as principais áreas e tecnologias em que os investigadores vão trabalhar porque “não há ensino sem investigação”, sustenta o reitor da UAb, Paulo Maria Bastos da Silva Dias. “A criação deste Núcleo é um primeiro passo numa nova era no domínio da investigação e desenvolvimento numa área importante para nós, muito aplicada à questão do ensino”, acrescenta.
Para o Administrador do INESC TEC, Vladimiro Miranda, a criação deste Núcleo favorece ambas as partes. “A UAb é uma grande conhecedora do que é o fenómeno da educação à distância e nós somos provedores de tecnologias e suportes ao ensino e-learning”.
O Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) e o Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) são os centros que vão integrar os elementos da UAb.
A UAb é a única instituição de ensino superior público à distância em Portugal. Está presente em 31 países, tem 7 mil alunos e cerca de 200 professores.
A cerimónia de assinatura
A assinatura do protocolo teve lugar no INESC TEC. Ao momento formal e troca de cumprimentos entre Vladimiro Miranda e Paulo Dias seguiu-se uma apresentação institucional do Laboratório Associado e da UAb, pelo Administrador Gabriel David e pelo Pró-reitor para o Campus Virtual e a Modernização Tecnológica, Vítor Rocio, respetivamente.
O CSIG e o LIAAD, centros com os quais o núcleo da Uab vai ter uma maior interação, apresentaram as suas linhas estratégicas e áreas de atuação. Foi ainda proposta uma nova área de atuação vocacionada para o mercado, o TEC4SKILLS.
Depois de almoço, a visita prosseguiu no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos. Os serviços do INESC TEC apresentaram também o seu modo de funcionamento e áreas de intervenção, manifestando-se disponíveis para apoiar e colaborar com o Núcleo da Uab. Os elementos da Uab visitaram o Serviço de Administração de Sistemas (SAS), o Controlo de Gestão, os Recursos Humanos, Contabilidade e Finanças, Apoio Jurídico e assistiram a uma apresentação do Serviço de Comunicação (SCOM).
A cerimónia protocolar terminou com uma palavra de boas-vindas e incentivo aos novos membros por parte do Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça.
INESC TEC presente em 5 polos e 2 núcleos
O INESC TEC está presente em cinco polos, acolhendo a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) o Centro de Fotónica Aplicada (CAP), o CRACS e uma parte do LIAAD há vários anos.
Também a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) funciona como polo do INESC TEC, devido à integração de investigadores do Centro de Robótica de Sistemas Inteligentes (CRIIS).
Já a formalização da constituição do Instituto Politécnico do Porto (IPP) como associado remonta a 2006, com a integração posterior do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) e do Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER), este último como Unidade Associada. Tratou-se de um processo que teve origem na colaboração que diversos docentes vinham mantendo há já vários anos com o INESC TEC. Uma situação semelhante ao que se verificou também com os atuais Parceiros Privilegiados: a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade do Minho (UMinho) em 2012.
Com a UMinho, que está ligada ao INESC TEC através do HASLab – High Assurance Software Laboratory (Laboratório de Software Confiável), tratou-se de agregar um novo Centro com competências próprias, numa área específica que é a do software confiável. Na UTAD, o reconhecimento formal do enquadramento dos docentes daquela Universidade em Centros do INESC TEC permitiu potenciar a ação combinada daquela universidade e do INESC TEC em vários domínios, nomeadamente no reforço tecnológico da área agro-alimentar e ambiental.
O Núcleo do IPB foi constituído no ano passado e o INESC TEC irá em maio apoiar a iniciativa da Semana de Tecnologia e Gestão da ESTiG - IPB, a realizar nos dias 10, 11 e 12 em Bragança, em particular nos temas do empreendedorismo e inovação.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP.