Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Adriano Cerqueira, LabCom, Laboratório de Comunicação Online, Investigador; Webdesigner
- Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 2011-2012
- Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: Serviço de Comunicação
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Após terminar a minha bolsa no INESC Porto, ingressei na RTP, com um projeto para realizar o episódio piloto de um magazine de boas notícias chamado “Conta-me estórias”. Este magazine foi posteriormente reestruturado e passei a realizar as funções de realizador e editor de vídeo nos programas “1+1” e “Reação Espontânea”, respetivamente.
Terminado o meu contrato com a RTP, tive que voltar a procurar emprego. Candidatei-me a uma bolsa de investigação no LabCom da Universidade da Beira Interior (UBI) e fui aceite para integrar o projeto “Comunicar Ciência e Culturas de Publicação nas Humanidades”. Atualmente exerço as funções de investigador e webdesigner.
O LabCom é um laboratório cujo objetivo passa pela produção de conteúdo científico; contudo, partilha algumas áreas em comum com o INESC Porto. Segurança de sistemas, proteção e privacidade do utilizador na internet, e nas redes sociais, influência dos novos media na sociedade, são apenas alguns exemplos de áreas estudadas no LabCom que podem integrar o universo de investigação do INESC Porto.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
O tempo que passei no INESC Porto ajudou-me a desenvolver diversas aptidões, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, que me permitem exercer as minhas funções atuais com eficiência e confiança. No INESC Porto aprendi novas metodologias de trabalho, e de investigação, aprofundei o meu conhecimento a nível do universo científico e tecnológico nacional e internacional, aprendi novas aptidões técnicas em design e edição de imagem e melhorei a minha capacidade de trabalhar em equipa. Foi uma excelente experiência, na qual sinto que cresci bastante.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspetos desde a sua saída?
Confesso que me desliguei um pouco da realidade do quotidiano no INESC Porto nestes últimos dois anos. Mantenho-me a par das novidades através do BIP e das notícias que de vez em quando encontro. Sei que o novo edifício já foi inaugurado e vejo uma maior aposta na área da saúde. É bom saber que apesar da atual conjuntura, o INESC Porto ainda continua a apostar na inovação e a investir em novos projetos. Espero que assim se mantenha durante muitos anos.
Gostava de enviar beijos e abraços a todos as pessoas com quem convivi ao longo do tempo que passei no INESC Porto. Em especial às minhas colegas Sandra, Joana e Rita. Espero que esteja a correr tudo bem convosco. Continuam a fazer um excelente trabalho e admiro-vos por isso!