INESC TEC participa em projeto europeu ligado à indústria automóvel
A Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC é o único parceiro português do projeto europeu “Sustainable and Reliable Robotics for Part Handling in Manufacturing Automation” (STAMINA), de automação do processo de montagem na indústria automóvel.
Iniciado em outubro de 2013, o projeto STAMINA pretende criar uma frota de robôs manipuladores móveis com diferentes sensores e capacidades que cumpram duas tarefas essenciais: montagem de kits a partir de componentes recolhidos em ambiente não estruturado (bin-picking) .
A equipa da ROBIS, constituída por António Paulo Moreira, Germano Veiga, Manuel Silva, José Lima, Pedro Costa, Héber Sobreira e Joana Rafael está responsável pela coordenação de múltiplos robôs para a frota de robôs do STAMINA. Além disso, os investigadores da ROBIS estão encarregues da transferência de conhecimento, disseminação de informação entre os parceiros, bem como promoção dos resultados e visibilidade do projeto.
O consórcio do STAMINA inclui, além do INESC TEC, a Aalborg University (Dinamarca), a Peugeot Citroën Automobiles S.A. (França), a BA Systèmes SAS (França), a Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Alemanha) e a University of Edinburgh (Reino Unido). Financiado pelo 7º Programa Quadro da União Europeia, o projeto tem data de conclusão prevista para março de 2017.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculos às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.
Créditos fotografia: BA Systèmes