Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do grupo TBE - Transmissoras Brasileiras de Energia, pela voz de Eden Luiz Carvalho Junior.

Fora de Série

"Quando as devidas adaptações forem feitas e o modelo vingar, acho que o INESC Brasil tem potencial para ser uma das instituições de referência na América Latina e não só." Pedro Jorge (UOSE)

A Vós a Razão

"A integração do HASLab como unidade de investigação no INESC TEC foi, sem dúvida, um passo de enorme importância, muito pela oportunidade de interagir com outras unidades de forma a explorar a multidisciplinaridade existente num instituto desta dimensão." Rui Maranhão (HASLab)

Asneira Livre

"(...) um lugar arrepiante, onde seres humanos coabitam com uma parafernália de traquitanas barulhentas, pirosas, e fortemente dotadas de vida própria, que se atiram ao dono de forma injustificada nunca privilegiando a via do diálogo para a resolução de conflitos (...)” Miguel Miranda (USE)

Galeria do Insólito

Pasta "zipada"

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC participa em projeto europeu ligado à indústria automóvel

A Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC é o único parceiro português do projeto europeu “Sustainable and Reliable Robotics for Part Handling in Manufacturing Automation” (STAMINA), de automação do processo de montagem na indústria automóvel.

Iniciado em outubro de 2013, o projeto STAMINA pretende criar uma frota de robôs manipuladores móveis com diferentes sensores e capacidades que cumpram duas tarefas essenciais: montagem de kits a partir de componentes recolhidos em ambiente não estruturado (bin-picking) .

A equipa da ROBIS, constituída por António Paulo Moreira, Germano Veiga, Manuel Silva, José Lima, Pedro Costa, Héber Sobreira e Joana Rafael está responsável pela coordenação de múltiplos robôs para a frota de robôs do STAMINA. Além disso, os investigadores da ROBIS estão encarregues da transferência de conhecimento, disseminação de informação entre os parceiros, bem como promoção dos resultados e visibilidade do projeto.

O consórcio do STAMINA inclui, além do INESC TEC, a Aalborg University (Dinamarca), a Peugeot Citroën Automobiles S.A. (França), a BA Systèmes SAS (França), a Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Alemanha) e a University of Edinburgh (Reino Unido). Financiado pelo 7º Programa Quadro da União Europeia, o projeto tem data de conclusão prevista para março de 2017.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculos às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.


Créditos fotografia: BA Systèmes