INESC TEC conclui plataforma que grava, anota e processa vídeos
Uma plataforma para gravação, anotação e processamento de vídeos: é este o resultado final do projeto ASSIST, desenvolvido pela Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC para a InovRetail Lda. As ferramentas criadas pelo projeto encontram-se em fase de testes de integração e validação e serão aplicadas no setor comercial.
Além da plataforma, “foram também desenvolvidos algoritmos para a deteção e localização espacial das pessoas no espaço a ser monitorizado”, explica o investigador Pedro Carvalho que coordenou uma equipa de seis pessoas, a saber: Américo Pereira, Hélder Castro, João Monteiro, João Pinho, Sérgio Soares e João Botelho.
O ASSIST teve como principal objetivo o estudo e desenvolvimento de tecnologias e algoritmos para utilização de vídeo no contexto da análise de padrões de movimentos de grupos de pessoas em espaços físicos delimitados.
Iniciado em novembro de 2012, o projeto foi encomendado pela InovRetail - empresa de Inovação para o setor do Retalho que se dedica a desenvolver soluções de base tecnológica que se traduzam numa melhoria da experiência dos consumidores nos espaços de Retalho, tornando-os mais apelativos, dinâmicos e eficientes, com retorno mensurável para os seus clientes.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: INESC Porto.