Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ENERCON, pela voz de Nuno Miguel Taveira.

Fora de Série

"A notoriedade do projeto vem, por outro lado, comprovar que este triângulo de Inovação (Ciência e Inovação, Empresa Tomadora, Cliente), que nós INESC TEC temos vindo a defender, funciona!" Lino Oliveira (CSIG)

A Vós a Razão

"Prestes a celebrar um ano de entrada no INESC TEC foi com entusiasmo que aceitei o desafio de participar no “A Vós a Razão” mostrando um pouco mais “do que se faz” no serviço de Contabilidade e Finanças.", Inês Castro (CF)

Asneira Livre

"(...) eu, como brasileiro, sinto uma barreira invisível para desenvolver qualquer relação, seja de trabalho ou de amizade. Antes de mostrar que sou bom, preciso provar ser diferente desse conceito padrão e generalizado do que é Brasil e dos brasileiros." Nelson Knak, CPES

Galeria do Insólito

Decorria em amena cavaqueira o ISAP, conferência científica organizada pelo INESC TEC, quando o insólito aconteceu!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Ecografia

Joana Dumas, CRACS, Contrato

Joana Dumas

Com quem gostaria de ficar preso no elevador?

Gostava de ficar presa com a Isabel Allende, o tempo suficiente para ela me contar mais uma maravilhosa história.

Se fosse um bicho, qual seria?

Seria uma gata, delicada mas com as garras afiadas.

Qual a música pimba da sua vida?

"Joana" - Marco Paulo (https://www.youtube.com/watch?v=luDsxSGZqJw)

Qual seria o título da sua autobiografia?

"A Grandiosa Vida de Joana".

Qual a coisa mais insólita que lhe aconteceu na vida?

Um dia precisei de fazer uma análise específica, mas não me informaram como devia proceder. Lá fiz a colheita, levei ao laboratório e esperei pelos resultados. Entretanto recebo uma chamada "Bom dia, estou a falar com a Sra. Joana Dumas" e eu confirmo "Fala do laboratório XPTO, era para avisar que vai ter de repetir a análise pois a amostra que nos forneceu é grande demais" :/

Por que motivo seria chamado à Administração do INESC TEC?

Obviamente para ser promovida e aumentada. :)

José Coelho Rodrigues, CITE, Bolsa

José Coelho Rodrigues

Com quem gostaria de ficar preso no elevador?

Não posso dizer que gostasse de ficar preso no elevador, mas se isso acontecesse acho que o melhor que me podia acontecer era ficar com a minha mulher e os meus filhos, conseguirmos ter alguns momentos de brincadeira em família e conseguir transformar um momento que podia ser tenso num momento de boa disposição. Não que não consigamos ter momentos de brincadeira no dia a dia. Felizmente conseguimos (embora nunca sejam tantos como desejaríamos devido à "lufa lufa" do dia a dia), mas era mesmo o melhor que consigo imaginar para essa situação.

Se fosse um bicho, qual seria?

Acho esta pergunta um bocado difícil... Eu gosto muito de ser humano e nunca pensei em ser algum bicho... Mas tendo que responder, talvez gostasse de ser um passarinho, por exemplo um melro. Para poder voar por aí e alegrar os dias dos outros com as minhas cantorias!

Qual a música pimba da sua vida?

Se tiver alguma talvez seja "A Bela Portuguesa" dos Diapasão. Não é propriamente uma música da minha vida, mas lembro-me dela com alguma frequência principalmente porque tinha um colega no 10º ano que cantava muitas vezes esta música, nomeadamente durante algumas aulas e a música ficou no ouvido de todos nós (colegas), até porque é uma música que me fica facilmente no ouvido. E talvez também goste da música por valorizar o que é português (neste caso uma mulher). Quanto mais viajo fora de Portugal, mais gosto de viver em Portugal e gosto do que é português. Não de uma forma patriótica, mas sinto Portugal, e mais concretamente o Porto (Grande Porto), como sendo a minha casa, onde quero viver e onde quero trabalhar.

Qual seria o título da sua autobiografia?

Também não é uma coisa em que pense. Talvez gostasse que fosse algo do género: "Mais um pequeno contributo para todos nós", embora esta ideia tivesse que ser trabalhada porque talvez esteja um título muito longo.

Qual a coisa mais insólita que lhe aconteceu na vida?

Se começar a pensar nisso acho que houve algumas situações de espanto e talvez algum medo na minha vida. Uma delas foi passar de avião por Cuba, e fazer escala lá, vindo da República Dominicana para Portugal, na altura em que o furacão Katrina "atacava" o sul dos EUA, portanto também atingia Cuba.

Vi muitos relâmpagos caírem muito perto do avião, ao sobrevoar Cuba (relativamente perto do chão) vi muitos a cair nos campos verdes cubanos. E depois ao subir para ultrapassar as nuvens houve um que rebentou mesmo por baixo da asa que eu via da minha janela. Lembro-me ainda bastante bem (embora tenha sido há 10 anos) de ver uma bola de fogo por baixo da asa, pensar "Fantástico! Nunca mais vou ver isto na vida... E espero que não volte a ver!" e de sentir avião tremer bastante.

Também me lembro que mesmo antes do trovão rebentar havia muita agitação no avião, por causa da tempestade, e com o trovão ficou tudo em silêncio e muito quieto (acho que estávamos todos receosos e a ver no que aquilo iria dar). A seguir a isso também tudo começou a acalmar fora do avião, passámos as nuvens e a noite de viagem acabou por ser bastante tranquila. Julgo que até consegui dormir (deve ter sido da descarga de adrenalina que a situação provocou).

Por que motivo seria chamado à Administração do INESC TEC?

Talvez para ajudar a resolver alguma questão relacionada com as aulas que dou (como assistente) com o Professor João Claro e o Professor José Manuel Mendonça.

Ricardo MOreira, SAL, Estágio

Ricardo Moreira

Com quem gostaria de ficar preso no elevador?

Gostaria de ficar preso no elevador com o E.T. É o personagem de um filme que marcou a minha infância  e seria uma forma de saber como se vive num outro mundo!

Se fosse um bicho, qual seria?

Gostaria de ser um Tigre, pois além de bonito é um animal imponente e discreto.

Qual a música pimba da sua vida?

“Um sonho de menino” do Tony Carreira. A letra remete-me para os sonhos...

Qual seria o título da sua autobiografia?

Não faço a mínima ideia, mas julgo que pediria ao E.T. para a escrever por mim, pois mostraria uma perspetiva diferente da minha vida.

Qual a coisa mais insólita que lhe aconteceu na vida?

Durante umas férias numa cidade estrangeira, fui levantar dinheiro numa máquina ATM e esta reteve o cartão por “questões de segurança”. Até aqui nada de especial, não fosse o facto de eu estar sozinho e sem outra forma de levantar dinheiro num sábado à noite. Mas tudo se resolveu, continuarei a contar na minha autobiografia.

Por que motivo seria chamado à Administração do INESC TEC?

Para colaborar num novo projeto, algo nunca feito anteriormente e que envolva várias áreas do conhecimento.