Fora de Série
A Série dos fora de série
Num universo de mais de 800 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determinou uma mudança de política editorial: o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!). Adicionalmente, tendo por base critérios de oportunidade noticiosa, é desenvolvida uma entrevista a um dos nomeados.
ESTE MÊS FALAMOS COM Lino OliVeira (CSIG)
1. É um repetente como “Fora de Série”. Há exatamente dois anos também foi nomeado, em parte pelo mesmo motivo que justifica agora a sua segunda nomeação. Sente-se “campeão” duas vezes?
Se considerarmos que isto é um campeonato, de facto esta é a segunda nomeação! Contudo, penso que esta nomeação deve ser vista como um reconhecimento à equipa de projeto pelo empenhamento que teve, pela qualidade inquestionável do trabalho, e que mesmo nas situações adversas, e foram bastantes, nunca desanimou e mostrou sempre estar coesa e à altura dos desafios.
2. Esperava esta notoriedade que o projeto alcançou não só nos media, mas também entre a comunidade científica e empresarial?
Nós tínhamos consciência que estávamos a desenvolver um trabalho com valor e inegável qualidade. À medida que o projeto foi avançando, e onde tivemos oportunidade de o apresentar, fomos sempre obtendo um feedback muito positivo. Claro que a partir do momento em que o projeto passou a produção e a sua vertente para o público em geral e foi disponibilizada a solução 3Port Live Map, foi com muita satisfação que vimos o 3Port alcançar esta notoriedade tanto na comunicação social, como junto da comunidade científica e empresas. Por outro lado vem comprovar que este triângulo de Inovação (Ciência e Inovação, Empresa Tomadora, Cliente), que nós INESC TEC temos vindo a defender, funciona!
3. Está no INESC TEC há 15 anos, o que mais o motiva no trabalho que desenvolve?
O que mais me motiva, sem dúvida, são os desafios! E nestes anos que colaboro com o INESC TEC tenho a oportunidade de participar em projetos com desafios interessantes, em áreas de atuação distintas, o que se traduz numa motivação extra.
4. Quais são os seus planos profissionais a curto -médio prazo?
Ganhar o euro milhões :).
5. Terminaremos este questionário, pedindo que comente a sua nomeação, feita pela coordenação do CSIG.
Gostaria de agradecer a nomeação, estendê-la ao resto da equipa, e dizer que é um tónico de confiança e motivação, mas também de maior responsabilidade.
Fora de Série - setembro
- Lino Oliveira (CSIG)
A Coordenação do CSIG gostaria de propor o Lino Oliveira como 'Fora de Série' de setembro devido ao seu desempenho excecional, o qual conduziu ao fecho bem-sucedido do projeto 3PORT. No total esta linha de trabalho orçou globalmente em 1M€, sendo o Lino Oliveira o Diretor Técnico do projeto, enquadrando a equipa do INESC TEC e da empresa TRIEDE TTI e tendo de interagir com o cliente final, APDL. Este projeto sofreu muitas vicissitudes: candidatura, desistência, resubmissão, rejeição, reclamação e finalmente aprovação e execução. Ao longo de todo o processo o Lino Oliveira manteve uma postura altamente profissional, tendo conseguido levar o barco a bom porto. No mês passado o projeto entrou em produção e a sua face pública foi lançada: o 3PORT Live Map. Parece-nos a altura adequada para sublinhar este desempenho excelente.
Coordenação CSIG
- Elisabete Fernandes, Héber Sobreira e Carlos Costa
A equipa do INESC TEC constituída pela Elisabete Fernandes, pelo Carlos Costa e pelo Héber Sobreira, desenvolveu um trabalho de exceção no âmbito do projeto Europeu CARloS - Cooperative Assembly for Large Scale Manufacturing. As características técnicas deste projeto, projeto que consistia no desenvolvimento integral de um robô manipulador único, aliadas ao facto de este decorrer apenas em 24 meses, exigiram da equipa INESC TEC uma dedicação, profissionalismo assinaláveis, a que se juntaram a capacidade de trabalhar com eficiência em projetos colaborativos internacionais. Apesar do escasso tempo a equipa foi ainda capaz de produzir cientificamente, com 2 papers em conferência internacional, 1 capítulo de livro e um artigo em revista internacional.
Coordenação do CROB
- Miguel Miranda e João Ramos
A coordenação do CPES propõe para 'Fora de Série' do mês de setembro os investigadores Luís Miguel Miranda e João Cunha Ramos pelo seu extraordinário envolvimento e prestação no projeto Sustainable (Smart distribUtion System operaTion for mAximizing the INtegration of renewABLE generation), no âmbito do qual definiram, projetaram, desenvolveram e testaram de forma totalmente autónoma a segunda geração de conversores inteligentes para recursos elétricos distribuídos que estão a ser testados no piloto Inovcity em Évora. Demonstraram enorme empenho, responsabilidade e motivação para ultrapassar todas as dificuldades com que se foram deparando, garantindo com sucesso a integração dos protótipos em ambiente real, um resultado que merece claramente ser destacado.
Coordenação do CPES