INESC TEC com forte presença no ICT 2015
O INESC TEC participou no evento ICT 2015 – Innovate, Connect, Transform que teve mais de 6 mil participantes, 130 oradores e 150 projetos inovadores de todo o mundo, entre os dias 20 e 22 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL). O INESC TEC esteve em “várias frentes” tendo marcado presença no stand da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o projeto CE4BLIND, numa área dedicada ao projeto CoherentPaaS e ainda numa sessão de networking sobre a área da saúde (“TEC4HEALTHCARE by INESC TEC”).
Em destaque esteve a tecnologia CE4BLIND (Context Extraction for the blind using computer vision), desenvolvida pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Universidade do Texas (EUA). Esta plataforma digital móvel pretende aumentar a autonomia dos cegos ou de pessoas com visão reduzida. Para a demonstração da tecnologia, estiveram presentes os investigadores João Barroso, Hugo Paredes, Hugo Fernandes e Luís Fernandes. Esta tecnologia esteve em demonstração no stand destinado à exposição de projetos portugueses na Portuguese Village, um espaço conjunto organizado pela FCT, onde estiveram também representadas outras instituições ligadas à FCT.
O “CoherentPaaS: A Coherent and Rich PaaS with a Common Programming Model, projeto europeu do qual faz parte o pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab), também foi apresentado no ICT 2015 através de um stand do projeto. O “CoherentPaaS” garante uma “PaaS” (“Platform as a Service”) com diferentes bases de dados otimizadas para tarefas, dados e cargas de trabalho específicos. Os investigadores do HASLab presentes neste evento foram Miguel Matos, Francisco Maia, Ricardo Vilaça, Francisco Neves e José Orlando Pereira.
Também no ICT 2015 decorreu uma sessão de networking denominada “TEC4HEALTHCARE by INESC TEC” sobre a área da saúde, no segundo dia do evento, organizada pelo Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE) do INESC TEC, representado por Cristina Machado Guimarães. Esta sessão de networking, onde os participantes excederam o tamanho da sala, foi uma oportunidade para iniciar parcerias e fortalecer consórcios para projetos europeus e nacionais, bem como conhecer o estado da arte da tecnologia e da investigação em Information and communications technology (ICT) para a saúde. Foram abordados temas como Computer-aided Diagnosis e Big Data Analytics. Nesta sessão, estiveram presentes Luís Filipe Antunes, do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), Artur Rocha, do CSIG, e Aurélio Campilho, coordenador do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER). O CEO da Kinematix, Paulo Ferreira dos Santos, também deu o seu contributo nesta sessão com o tema "Information on your toes". José Manuel Mendonça, Presidente do INESC TEC, fez o encerramento da sessão.
Durante a sessão de networking da New European Media (NEM), uma iniciativa que tem como objetivo desempenhar um papel-chave na área dos Conteúdos Interativos & Media e Indústrias Criativas, foi apresentada a plataforma NEM Portugal, criada pelo INESC TEC juntamente com cluster TICE.PT, com o apoio da ADDICT. Esta apresentação foi realizada por Teresa Andrade, investigadora do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC.
O ICT 2015 é uma iniciativa da Comissão Europeia, coorganizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e, para a sessão de abertura, contou com a presença do Comissário Europeu, Günther Oettinger, do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, da Secretária de Estado da Economia do Luxemburgo, Francine Closener, e Hans Olaf Henkel, do Parlamento Europeu. No dia 21 de outubro, o Comissário Carlos Moedas, responsável por Investigação, Ciência e Inovação, fez uma apresentação plenária sobre o potencial da Inovação na era digital acompanhado pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UTAD, UP-FEUP, UMinho e INESC TEC.