UESP inicia projecto Europeu CORENET
A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) iniciou, a 1 de Junho, um novo projecto europeu, o Customer-oriented and eco-friendly networks for healthy fashionable goods (CORENET).
O objectivo é fornecer peças de vestuário e calçado funcionais e de alta qualidade, a preços aceitáveis e com compatibilidade ecológica. Pretende ainda contemplar-se as necessidades de um grande número de cidadãos europeus, assim como de grupos específicos, tais como os idosos e pessoas que sofrem de obesidade ou diabetes, nesta área.
O CORENET vai permitir fortalecer a quota de mercado de empresas do sector têxtil, vestuário e de calçado junto de nichos sociais relevantes, oferecendo-lhes artigos “saudáveis” e personalizadas. No sentido de conceber, desenvolver, produzir e distribuir pequenas encomendas, será desenvolvido, tendo em conta a eficiência ecológica e de custos, um novo quadro e componentes para uma nova rede colaborativa, permitindo uma produção de acordo com a procura. Posteriormente vão ser levados a cabo testes e demonstrações em pilotos a serem desenvolvidos em ambiente industrial, evidenciando assim o potencial da nova abordagem colaborativa e sustentável entre sectores.
O projecto tem como responsável Américo Azevedo da UESP, contando ainda com a participação de João Bastos que representaram o INESC Porto na Kickoff Meeting em Bruxelas, no dia 14 de Junho. O CORENET conta ainda com a colaboração de António Almeida da mesma Unidade. A Tomorrow Options, spin-off do INESC Porto/FEUP, é o parceiro português deste projecto.