Vladimiro Miranda nomeado para a direção do OCEANUS
O diretor do INESC Porto, Vladimiro Miranda, foi nomeado para a direção do OCEANUS - Marine Research and Innovation, centro criado sob alçada da Universidade do Porto, com a figura de centro de competências, e que tem como objetivo gerar sinergias entre instituições de investigação e desenvolvimento e ainda promover a passagem a incubação de empresas em atividades ligadas ao mar.
Recorde-se que o INESC TEC tem uma forte vertente estratégica ligada ao mar, sendo parceiro do projeto RAIA de vigilância costeira e tendo recentemente visto reconhecida a importância da infraestrutura que lidera na área de robótica, o TEC4SEA.
Vladimiro Miranda integra a direção juntamente com outros representantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMAR), do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), instituições que compõem a OCEANUS, instalada no Porto de Leixões.
Professor catedrático na FEUP, Vladimiro Miranda é também Diretor do INESC Porto, onde assume entre outros os pelouros da coesão interinstitucional e relações com a América Latina. O investigador é ainda Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e autor de mais de 300 publicações. Serviu e serve também no conselho de administração de empresas spin-off criadas pelo INESC TEC e tem uma densa experiência em gestão de ciência e tecnologia em instituições de interface. Vladimiro Miranda preside ainda ao INESC P&D Brasil.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: FEUP.