Offside
Lado B

O Presidente da Administração, José Manuel Mendonça, mostra-nos o seu lado B.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da FLUPOL – SURFACE ENGINEERING, S.A., pela voz de Pedro Bandeira.

Fora de Série

"Esta nomeação deixa-me com um grande sorriso e motivação para continuar a minha investigação no CEGI", Margarida Carvalho (CEGI)

Asneira Livre

"O Povo costuma dizer que não devemos regressar a um sítio onde fomos felizes. Eu fui muito feliz no INESC Porto, e hoje estou de volta, catorze anos depois de ter saído!", Filipe Aranda de Sá (CRAS)

Galeria do Insólito

Numa instituição que usa a palavra computadores na lapela como a roupinha tem Versace, seria de esperar que a proteção de spam no e-mail fosse no mínimo eficaz. E quem disse que não era?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC organiza "batalha" de redes mesh durante 7 dias

"Wireless battle of the mesh" chega, pela primeira vez, a portugal

Sabe o que são redes mesh? Já teve problemas com a cobertura da rede wi-fi de sua casa? Alguma vez tentou fazer uma ligação wireless com os seus vizinhos? Sabia que é possível criar uma rede livre para uma cidade inteira usando apenas tecnologia wireless? Os investigadores do INESC TEC querem tentar ajudar a perceber e, por isso, organizam pela primeira vez em Portugal a “Wireless Battle of the Mesh”, um evento anual que envolve a comunidade mundial na área das redes mesh sem fios e que tem como objetivo testar, comparar e melhorar o desempenho destas redes.

1   2  

100 engenheiros combatem de 1 a 7 de maio, na FEUP

Cerca de 100 engenheiros informáticos e de telecomunicações de todo o mundo vão estar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de 1 a 7 de maio, a competir na nona edição da “Wireless Battlle of the Mesh”.

De acordo com Filipe Borges Teixeira, investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, responsável pela organização do evento, as redes emalhadas sem fios (redes mesh), capazes de interligar milhares de equipamentos, são complexas e apresentam vários desafios tecnológicos.

Nesse sentido, e de forma a avaliar o desempenho de cada uma das soluções open source para criar e gerir este tipo de redes, realiza-se anualmente um encontro internacional para colocar à prova as soluções em ambiente real.

“Apesar de as redes sem fios terem uma importância cada vez maior nas nossas vidas, este acesso nem sempre é possível. Existem regiões onde por questões técnicas ou económicas o acesso à Internet é deficitário ou inexistente. Este é um dos cenários onde as redes comunitárias e as redes mesh podem assumir um papel fundamental, interligando os habitantes de zonas remotas. Estas redes podem, em ambiente urbano, permitir a criação de redes sem fios de larga escala, livres e autogeridas, como a rede guifi.net na Catalunha, com mais de 30 mil nós ativos na rede”, explica Filipe Borges Teixeira, líder da equipa do INESC TEC responsável pela organização do evento em Portugal. Nesta equipa colaboram também Carlos Leocádio, Filipe Ribeiro, Luís Pessoa, Mário Lopes, Pedro Salazar, Rui Campos e Manuel Ricardo, coordenador do CTM.

3    4

A “batalha” para melhorar estas redes vai reunir cerca de 100 engenheiros internacionais, que se vão juntar para testar e comparar o desempenho de protocolos de acesso à Internet sem fios existentes, utilizando uma rede de mais de 50 dispositivos, ou promover o desenvolvimento de novos protocolos.

Palestras e workshops durante toda a semana

A “Wireless Battle of the Mesh” vai receber wireless hackers, mesh developers, OpenWRT developers, WISP e comunidade Wi-Fi, assim como estudantes, académicos e entusiastas pela área vindos de todo o mundo.

O evento, que tem um caráter social por promover a partilha de conhecimento entre participantes e a experimentação de novas ideias e tecnologias, vai ainda contemplar um conjunto de palestras e workshops, dados por vários especialistas na área, relacionados com as redes sem fios e o desenvolvimento de cada uma das soluções.

Para além do contacto com os especialistas da área, os alunos vão também ter a oportunidade única de interagir com os developers de cada uma das principais ferramentas de desenvolvimento de protocolos de telecomunicações para ambientes reais.

5   7

Esta interação poderá criar novas sinergias entre os vários grupos ou até a criação de novos projetos com cooperação nacional e internacional.

As edições anteriores da “batalha” realizaram-se em Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Roma (Itália), Barcelona (Espanha), Atenas (Grécia), Aalborg (Dinamarca), Leipzig (Alemanha) e Maribor (Eslovénia).

A “Wireless Battle of the Mesh” é gratuita, mas sujeita a inscrição em: http://battlemesh.org/BattleMeshV9


Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP - FEUP e ao INESC TEC.