Offside
Fora de Série

"...o que se conseguiu só foi possível graças ao empenho e dedicação de muitos, que deram o seu melhor", António Correia Alves

A Vós a Razão

"...a minha primeira vitória: ter conseguido entrar, como bolseira de investigação, para uma grande instituição como é o INESC Porto", Ana Silva

Asneira Livre

"Uma organização não funciona sem o trabalho desempenhado pelas secretárias", Joana Dumas

Galeria do Insólito

Ainda nem foi implementado o Acordo Ortográfico em Portugal e já começam os equívocos. Pois, é que isto de siglas TMQSLD (Tem Muito Que Se Lhe Diga).

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Asneira Livre

ENSAIO DA PROFISSÃO DE SECRETÁRIA

Nos finais de Setembro de 2008, recebi um telefonema que muito me surpreendeu. Perguntavam-me se estaria interessada em concorrer a uma vaga (temporária) de secretária no INESC Porto. A minha resposta imediata foi dizer “NÃO!”. A minha primeira proposta de trabalho tinha surgido tão repentinamente que o medo de entrar no mundo do trabalho falou mais alto e, como estou no último ano do meu curso, tinha pensado dedicar-me a ele integralmente. Entretanto, pensei melhor e achei que não devia desperdiçar uma oportunidade tão boa e confesso que não podia ter começado melhor a minha vida profissional.

Depois de uma entrevista com os responsáveis da UESP e de uns exercícios para me pôr à prova, consegui ficar com o trabalho e assinei contrato por cinco meses.

A minha vida mudou drasticamente desde que aqui entrei.

No ISCAP tinha uma disciplina que se chamava Simulação de Assessoria Empresarial, que resumidamente era um ensaio da profissão de secretária. Pensei eu que, se fosse ”só aquilo”, então não havia problema. Contudo compreendi que ser secretária tem muito que se lhe diga. O nosso trabalho não se resume ao atendimento de telefonemas ou à preparação de reuniões. Uma organização não funciona sem o trabalho desempenhado pelas secretárias.

Inicialmente, e por dois meses e meio, comecei por dar apoio à área de consultoria e entretanto também ia estando atenta ao trabalho da Marta Oliveira.

De repente senti-me integralmente envolvida na minha nova tarefa. Os cinco meses passaram a voar e estou agora na fase final do meu estágio. Até aqui aprendi algumas tarefas que a Marta faz com frequência, tais como: o pedido de emissão de facturas, as requisições, as fichas de viagem, o cálculo de despesas, etc. Mas, tudo isto, é pouca coisa comparado com aquilo que a Marta e as outras secretárias têm que lidar todos dos dias…

Desde já gostava de agradecer esta oportunidade de trabalho que me foi concedida e agradecer à Marta e à Lídia, que têm sido para mim uma grande ajuda e que além de grandes profissionais são também boas amigas, cuidadosas e preocupadas. Obrigada por tudo o que me ensinaram.