INESC Porto reforça cooperação com Governo do Estado do Pará
No âmbito do protocolo de cooperação com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o INESC Porto recebeu recentemente a visita de Carlos Renato Francês, presidente da empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA) e professor adjunto da Faculdade de Engenharia de Computação da UFPA no Brasil. Este encontro teve como objectivo principal estreitar laços e reforçar a parceria já existente, com possibilidade de intercâmbio de estudantes e de transferência de tecnologia.
Carlos Renato Francês admite que visitou o INESC Porto com um duplo interesse: como gestor de um órgão de tecnologia do Governo do Estado e como investigador universitário. “Considerando que o INESC Porto tem competências comprovadas em sistemas baseados em geo-referenciamento e na área de telecomunicações, e encontrando-se o Governo do Estado do Pará a trabalhar actualmente em programas de inclusão digital e computação aplicada, faz todo o sentido procurarmos sinergias”, esclarece o investigador.
O presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará reuniu-se no dia 16 de Fevereiro numa palestra com investigadores e responsáveis de várias Unidades, Grupos LA e Serviços do INESC Porto no sentido de se encontrarem oportunidades de cooperação em áreas de interesse comum.
Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Carlos Renato Francês acumula actualmente a função de professor da UFPA com a presidência da PRODEPA, sendo ainda membro da comissão assessora de computação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP-MEC) do Ministério da Educação brasileiro.
O professor tem experiência na área de Ciência da Computação e Telecomunicações, com ênfase em Avaliação de Desempenho, actuando principalmente nos temas de tecnologias de acesso, modelos de desempenho markovianos e de simulação, técnicas de correlação (redes bayesianas) e de optimização.