Offside
Fora de Série

"...o que se conseguiu só foi possível graças ao empenho e dedicação de muitos, que deram o seu melhor", António Correia Alves

A Vós a Razão

"...a minha primeira vitória: ter conseguido entrar, como bolseira de investigação, para uma grande instituição como é o INESC Porto", Ana Silva

Asneira Livre

"Uma organização não funciona sem o trabalho desempenhado pelas secretárias", Joana Dumas

Galeria do Insólito

Ainda nem foi implementado o Acordo Ortográfico em Portugal e já começam os equívocos. Pois, é que isto de siglas TMQSLD (Tem Muito Que Se Lhe Diga).

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UTM com novo projecto aprovado na área da composição musical

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) viu mais um dos seus projectos ser aprovado no âmbito do programa UT Austin | Portugal. 

O projecto intitulado “Sistemas composicionais dinâmicos e adaptativos controlados por interfaces” é um projecto de parceria cujo objectivo é desenvolver novas técnicas e estratégias para composição musical assistida por computador no contexto do utilizador e do controlo em tempo real através de interfaces pouco comuns de aplicação nas artes digitais e em sistemas de entretenimento. 

A equipa responsável irá desenhar e implementar software, hardware e interfaces especializados orientados para a performance em tempo real que providenciarão ferramentas e recursos para música, dança, teatro, instalações artísticas, quiosques interactivos, jogos de computador, e mesmo sistemas de informação para a web e internet. 

O resultado do projecto será a criação de uma caixa de ferramentas (toolbox) modular para a geração de música em tempo real, sendo que esta caixa será extremamente flexível e poderá ser usada por músicos ou não músicos. Ao simplesmente ligar os módulos desejados para a geração da música em tempo real, os parâmetros musicais podem ser facilmente controlados por interfaces gestuais, garantindo assim ao utilizador do sistema uma forma muito intuitiva de controlo e interacção. 

O projecto conta com a participação do INESC Porto (Carlos Guedes e Fabien Gouyon da UTM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Tomás Henriques) e da Universidade do Texas em Austin (Bruce Pennycook), juntamente com a Casa da Música e a YDreams como parceiros industriais.