Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte visita o INESC Porto
A Direcção do INESC Porto (DIP) recebeu, no passado dia 13 de Maio, a visita da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Representada pelo reitor, Ivonildo do Rego, e pela Assessora para Assuntos Internacionais, Anamaria Martins Moreira, a UFRN veio a Portugal para assinar uma declaração oficial do desejo de aprofundar a participação em projectos de I&D, no âmbito da constituição do INESC P&D Brasil.
Em entrevista ao BIP, Ivonildo do Rego considera que a UFRN vai beneficiar do “respeito e tradição que o INESC Porto possui, tanto em Portugal como na Europa”, nomeadamente ao nível da conquista de novos projectos. O reitor considera que a universidade tem “muito a ganhar” com este projecto, dado que, para além do INESC Porto, juntam-se ao INESC P&D Brasil outras instituições brasileiras de renome, proporcionando aquilo que classifica como “importantes processos de troca”.
A constituição do INESC P&D Brasil surge num momento crítico naquele país, marcado por um “grande esforço conjunto por parte do governo, institutos e do sector empresarial, no sentido de utilizar o conhecimento para criar inovação”, explica Ivonildo do Rego. O projecto INESC P&D Brasil surge, neste contexto, como uma oportunidade “casamento entre universidades e empresas”, podendo mesmo “assumir-se como uma referência para a constituição de outras instituições semelhantes”, considera o reitor da UFRN. Seguro das virtudes do modelo do INESC P&D Brasil, Ivonildo do Rego afirma ainda que este se pode assumir como mais uma abertura para o desenvolvimento das políticas de I&D no Brasil.