Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MOG Solutions, pela voz de Vítor Teixeira.

Fora de Série

"O Joel e o Pedro, sendo estudantes de doutoramento, têm tido sempre um grande envolvimento, com muita dedicação, em diversos projectos, salientando-se a contribuição de ambos para o exigente projecto europeu MERGE", Manuel Matos

A Vós a Razão

"O que mais gosto do Porto, para além do óbvio Vinho do Porto, é a francesinha, um prato que eu descrevo como “a sandes molhada” aos meus amigos de Inglaterra. Mas, sobretudo, adoro este ambiente relaxado que se vive cá...", Jessica Dossena

Asneira Livre

"Quando fui (amavelmente) contactada para escrever algo para a “Asneira Livre”, fiquei um pouco constrangida mas pensei: “Não posso dizer que não, afinal de contas, estamos a falar de uma das minhas inúmeras especialidades, dizer asneiras, algo que (de forma intuitiva) faço livremente.”, Marta Fonseca

Galeria do Insólito

Enquanto instituição de prestígio e excelência que é, o INESC Porto gosta de estar na crista da onda. Por isso mesmo, disponibilizou, via live broadcast, a inauguração da exposição de "Casos de Sucesso na Valorização Económica dos Resultados de I&D". (...) Todavia, esta demonstração de poderio tecnológico do Serviço de Comunicações e Informática do INESC Porto não tardou a suscitar dores de cotovelo…

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

A Vós a Razão

English girl in Porto

Por Jessica Dossena*

Estou em Portugal há um pouco mais de um ano. Em Inglaterra, licenciei-me em História e Estudos Hispânicos e vim para Portugal para tirar o Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos. A minha intenção sempre foi voltar para Inglaterra após a conclusão do mestrado, mas depois de ser seduzida pela comida, pelo clima e pelo povo simpático, já me vejo como uma cidadã residente.

Quando cheguei a Portugal pela primeira vez, fiquei surpreendida pelo pouco português que percebia. Em Inglaterra aprendi o português com professores brasileiros, e portanto estava muito mais habituada ao sotaque aberto deles, o que constituiu o meu primeiro obstáculo. Depois de um ano cá, já estou muito mais habituada ao sotaque português e, quem sabe, algum dia aperfeiçoarei o portuense!

O que mais gosto do Porto, para além do óbvio Vinho do Porto, é a francesinha, um prato que eu descrevo como “a sandes molhada” aos meus amigos de Inglaterra. Mas, sobretudo, adoro este ambiente relaxado que se vive cá. Depois da inicial frustração com a falta de pontualidade dos portugueses, ao contrário da conhecida pontualidade britânica, percebi que esta não era o que nós britânicos chamamos de “falta de respeito”, mas sim uma maneira diferente de estabelecer prioridades e organizar o tempo, e que é muito mais saudável.

Comecei a trabalhar no INESC Porto em Novembro deste ano, num estágio que constitui a última parte do meu mestrado em tradução. A minha primeira impressão foi de uma instituição muito profissional. Logo percebi que, apesar de ter tantos departamentos, existem ligações e comunicação constante entre eles. Trabalho no Serviço de Comunicação, a equipa é muito simpática e está sempre disponível para me apoiar. Para mim, a parte mais interessante do meu trabalho é a variedade de tarefas que faço.

Aqui no INESC Porto, os estagiários não passam o tempo a “fazer café e tirar fotocópias”, as suas capacidades são desenvolvidas e potencializadas ao máximo durante o seu percurso neste instituto. Já traduzi e revi diversos textos de diferentes áreas que vão desde a robótica até documentos oficiais da União Europeia. Esta variedade permite-me estar sempre a aprender e a melhorar as minhas capacidades. 

* Colaboradora do Serviço de Comunicação