Decisões do Conselho Geral do INESC Porto
Na reunião do Conselho Geral do INESC Porto, que teve lugar no dia 16 de Dezembro de 2010, foram apresentados o Plano e Orçamento para 2011, começando pela enunciação das linhas estratégicas: "Três necessidades, três virtudes e quatro vias”.
As três necessidades prendem-se com três eixos dominantes: preenchimento global da fileira da produção do conhecimento, desde a ciência básica à transferência de tecnologia e valorização; multiplicação de fontes de proveitos; e ampliação do espectro geográfico de actuação, com especial relevo para o Brasil.
As três virtudes que constituem a matriz substancial da acção do INESC Porto e lhe dão o impulso necessário identificam-se com a excelência científica e rigor profissional, investigação socialmente relevante, e aperfeiçoamento do modelo de administração e gestão, privilegiando a eficiência e a eficácia, actuando com base em indicadores objectivos e valorizando os recursos humanos.
As quatro vias a serem percorridas em 2011 serão o alargamento e consolidação do INESC Porto como instituição e do Laboratório Associado como rede; o reforço das instalações; reforço dos recursos humanos; reorganização interna e a redefinição do modelo de gestão.
De seguida, enunciaram-se os objectivos específicos para 2011 sob o lema "11 metas para 2011", a saber: consolidar a integração no INESC Porto LA de todos os grupos autónomos aderentes; consolidar no INESC Porto a nova Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes; consolidar o novo modelo de gestão para as Unidades; prosseguir a implementação das recomendações da Comissão Científica de Acompanhamento; consolidar as LAI (Linhas de Acção Inter-unidades); robustecer o modelo de sustentação económica e financeira; finalizar o processo de criação do INESC P&D Brasil; reforçar o processo de pré-incubação de empresas spin-off; adaptação do INESC Porto ao novo estatuto de Fundação da UP; reforçar a interacção com o associado IPP/ISEP; dar início à construção do novo edifício no Campus da FEUP.
Posteriormente abordou-se a substituição de Aurora Teixeira por João Claro como membro designado pela Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) no Conselho Científico.
Foram também ratificadas as decisões de aumento de capital da Fibersensing, e de concessão de suprimentos à Xarevision e à AUDOLICI.
Foi ainda feito o ponto de situação do novo edifício, tendo a Direcção do INESC Porto (DIP) informado que já está a trabalhar com a empresa de Fiscalização e que pretende lançar o concurso público de empreitada durante o mês de Janeiro. A FEUP também será envolvida neste processo, como parte interessada.
Finalmente, Vladimiro Miranda destacou a intensificação das relações do INESC Porto com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), que vai ainda reforçar a ligação com o Laboratório Associado com a fusão do seu grupo de robótica com a nova Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) e ainda com a intenção de adesão da Unidade de I&D CISTER ao INESC Porto LA. A propósito, o Presidente do ISEP, presente em representação do IPP, revelou a intenção de ser assinado em breve um memorando de entendimento regulando o novo estádio de relações entre o INESC Porto LA e o ISEP.